Mais controlos

A barra de ferramentas Mais controlos é aberta ao clicar no ícone Mais controlos na barra de ferramentas Controlos de formulário.

Botão rotativo

Ícone

Cria um botão rotativo.

Se adicionar um botão rotativo a uma folha de cálculo do Calc, pode utilizar o separador Dados para criar uma ligação de dois sentidos entre o botão rotativo e uma célula. Como resultado, ao alterar o conteúdo de uma célula, o conteúdo do botão rotativo é atualizado. Da mesma forma, se alterar o valor do botão rotativo, o conteúdo da célula é atualizado.

Barra de deslocação

Ícone

Cria uma barra de deslocação.

Pode especificar as seguintes propriedades para uma barra de deslocação:

Nome de UI

Semântica

Valor mín. de deslocação

Especifica a altura ou largura mínima da barra de deslocação.

Valor máx. de deslocação

Especifica a altura ou largura máxima da barra de deslocação.

Valor padrão de deslocação

Especifica o valor padrão da barra de deslocação, utilizada ao repor o formulário.

Orientação

Especifica a orientação da barra de deslocação, isto é, horizontal ou vertical.

Pequena alteração

Especifica o valor mínimo de deslocação da barra de deslocação, por exemplo, clicando numa seta.

Grande alteração

Especifica o valor de deslocação da barra de deslocamento num passo significativo, por exemplo, quando clica entre o "polegar" e a seta da barra de deslocação.

Retardar

Especifica o atraso, em milissegundos, entre os eventos de acionamento da barra de deslocação. Por exemplo, o atraso que ocorre quando clica num botão de seta da barra de deslocação e mantém premido o botão do rato.

Cor do símbolo

Especifica a cor das setas na barra de deslocação.

Tamanho visível

Especifica o tamanho do ícone em forma de polegar da barra de deslocação em "valores de unidade". Por exemplo, um valor de ("Valor máx. de deslocação" deduzido de "Valor mín. de deslocação") / 2 resulta num "polegar" que ocupa metade da barra de deslocação.

Para tornar a largura da barra de deslocação igual à altura da mesma, defina o Tamanho visível como zero.


Numa folha de cálculo do Calc, pode utilizar o separador Dados para criar uma ligação de dois sentidos entre uma barra de deslocação e uma célula.

Botão de imagem

Ícone

Cria um botão que será mostrado como imagem. Para além da representação gráfica, um botão de imagem tem as mesmas propriedades que um botão "normal".

Controlo de imagem

Ícone

Cria um controlo de imagem. Este controlo só pode ser utilizado para adicionar imagens a partir de uma base de dados. No documento de formulário, clique duas vezes num destes controlos para abrir a caixa de diálogo Inserir imagem, para inserir a imagem. Existe igualmente um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e eliminar a imagem.

As imagens provenientes de uma base de dados podem ser exibidas num formulário, sendo igualmente possível inserir novas imagens na base de dados, desde que o controlo de imagem não esteja protegido contra escrita. O controlo tem de fazer referência a um campo de base de dados do tipo imagem. Assim, introduza o campo de dados na janela de propriedades do separador Dados.

Campo de data

Ícone

Cria um campo de data. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, os valores de data podem ser adotados a partir da base de dados.

Se atribuir a propriedade "Lista suspensa" ao campo de data, o utilizador pode abrir um calendário para selecionar uma data no campo de data. Esta funcionalidade aplica-se igualmente a um campo de data num campo de Controlo de tabelas.

Ícone da dica

Os campos de data podem ser facilmente editados pelo utilizador, com as teclas de seta para cima e de seta para baixo. Consoante a posição do cursor, é possível aumentar ou reduzir o dia, o mês ou o ano através das teclas de seta.


Observações específicas sobre campos de data.

Campo de hora

Ícone

Cria um campo de hora. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, os valores de hora do formulário podem ser adotados da base de dados.

Ícone da dica

Os campos de hora podem ser facilmente editados pelo utilizador, com as teclas de seta para cima e de seta para baixo. Consoante a posição do cursor, é possível aumentar ou reduzir as horas, os minutos ou os segundos através das teclas de seta.


Seleção de ficheiros

Ícone

Cria um botão que permite a seleção de ficheiros.

Campo numérico

Ícone

Cria um campo numérico. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, os valores numéricos do formulário podem ser adotados da base de dados.

Campo monetário

Ícone

Cria um campo monetário. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, o conteúdo do campo monetário do formulário pode ser adotado da base de dados.

Campo de padrão

Ícone

Cria um campo padrão. Os campos de padrão são constituídos por uma máscara de edição e uma máscara de caracteres. A máscara de edição determina os dados que é possível introduzir. A máscara de caracteres determina o conteúdo do campo padrão ao carregar o formulário.

Ícone de nota

Tenha em atenção que os campos de padrão não são exportados para o formato HTML.


Caixa de grupo

Ícone

Cria uma moldura para agrupar visualmente diversos controlos. As caixas de grupo permitem agrupar botões de opção numa moldura.

Se inserir uma moldura de grupo no documento, é iniciado o Assistente de elementos de grupo, que permite criar facilmente um grupo de opções.

Nota: ao arrastar uma caixa de grupo sobre controlos já existentes e quiser selecionar um controlo, tem de começar por abrir o menu de contexto da caixa de grupo e escolher Dispor - Enviar para trás. Em seguida, selecione o controlo premindo .

Ícone de nota

As caixas de grupo são utilizadas apenas como efeito visual. Pode fazer um agrupamento funcional de campos de opção através da definição de nome: sob as propriedades Nome de todos os campos de opção, introduza o mesmo nome, de modo a criar um grupo.


Controlo de tabela

Ícone

Cria um controlo de tabela para mostrar uma tabela de base de dados. Se criar um novo controlo de tabela, o Assistente de elementos de tabela é apresentado.

Informações especiais sobre controlos de tabela.

Barra de navegação

Ícone

Cria uma barra de navegação.

A barra de navegação permite o deslocamento pelos registos de uma base de dados ou de um formulário de base de dados. Os controlos desta barra de navegação funcionam da mesma forma que os controlos na barra de navegação padrão do LibreOffice.