Texto

Se selecionar a opção Texto na caixa de diálogo Inserir colunas de base de dados, o conteúdo dos dados selecionados no navegador de origens de dados é inserido no documento como texto. Na caixa de diálogo, é possível decidir quais os campos ou colunas de base de dados a transferir, bem como o modo como o texto é formatado.

Se selecionar vários registos ao escolher a função Dados em texto, os campos de impressão em série são inseridos de acordo com o número de registos.

Texto

Na área Texto, utilize o botão de seta para selecionar as colunas de tabela de base de dados nas quais pretende inserir conteúdo de campos.

Colunas de base de dados

Mostra todas as colunas da tabela de base de dados, as quais podem ser aceites na caixa de lista de seleção para respetiva inserção no documento. Selecione as colunas de base de dados que pretende inserir no documento.

>

Move os campos selecionados na caixa de lista Colunas de base de dados para o campo de seleção. Também pode clicar duas vezes na entrada para a selecionar.

Selecionar

Mostra uma lista das colunas da base de dados selecionada para inserir no documento. Pode também inserir texto aqui. Este texto será igualmente inserido no documento. A ordem das entradas no campo de seleção corresponde à ordem dos dados no documento.

Formatar

Especifica o formato para inserção dos campos de base de dados no documento.

Da base de dados

Aceita os formatos da base de dados.

Selecionar

Especifica um formato da lista, caso as informações sobre o formato de determinados campos de dados não sejam aceites. Os formatos apresentados neste local só se encontram disponíveis para determinados campos de base de dados, tais como campos numéricos ou booleanos. Se selecionar um campo de base de dados em formato de texto, não será possível selecionar qualquer formato da lista de seleção, uma vez que o formato de texto será automaticamente mantido.

Se o formato pretendido não existir, selecione "Outros formatos..." e defina o formato pretendido na caixa de diálogo Formato numérico.

O formato numérico atribuído através da lista de seleção refere-se sempre ao campo de base de dados selecionado na caixa de diálogo Colunas de base de dados.

Estilo de parágrafo

Por norma, os parágrafos inseridos são formatados com os Estilos de parágrafo atuais. Este formato corresponde à entrada "nenhum" na caixa de lista Estilo de parágrafo. Este é o local onde pode selecionar outros Estilos de parágrafo a aplicar ao parágrafo que pretende inserir no documento. A caixa de lista apresenta os Estilos de parágrafo disponíveis no LibreOffice e geridos no Catálogo de estilos.