Navegador de formulários

Abre o Navegador de formulários. O Navegador de formulários mostra todos os formulários e sub-formulários do documento atual, com os respetivos controlos.

Ao utilizar vários formulários, o Navegador de formulários mostra um resumo de todos os formulários, fornecendo igualmente diversas funções para a respetiva edição.

Para aceder a este comando...

Abra a barra de ferramentas Design de formulário e clique em

Ícone

Navegador de formulários


O Navegador de formulários contém uma lista de todos os formulários (lógicos) criados, com os campos de controlo correspondentes. Pode verificar se um formulário contém campos de controlo através do sinal de adição apresentado antes da entrada. Clique no sinal de adição para abrir a lista de elementos do formulário.

Pode alterar a organização dos vários controlos, arrastando e largando-os no Navegador de formulários. Selecione um ou mais controlos e arraste-os para outro formulário. Em alternativa, utilize as teclas +X ou o comando Cortar do menu de contexto para mover um controlo para a área de transferência e +V ou o comando Inserir para inserir o controlo noutra posição.

Para editar o nome no Navegador de formulários, clique no nome e introduza um novo nome ou utilize o comando do menu de contexto.

Se selecionar um controlo no Navegador de formulários, é selecionado o elemento correspondente no documento.

Se invocar o menu de contexto de uma entrada selecionada, o Navegador de formulários disponibiliza as seguintes funções:

Novo

Adiciona novos elementos ao formulário. Apenas é possível invocar a função Adicionar se for selecionado um formulário no Navegador de formulários.

Formulário

Cria um novo formulário no documento. Para criar um sub-formulário, adicione o novo formulário sob o formulário ascendente pretendido.

Controlo oculto

Cria um controlo oculto no formulário selecionado que não é apresentado no ecrã. Um controlo oculto é utilizado para incluir dados que são transmitidos em conjunto com o formulário. Contém informações adicionais ou texto de esclarecimento, que é possível especificar ao criar o formulário através das Propriedades especiais do controlo. Selecione a entrada do controlo oculto no Navegador de formulários e selecione o comando Propriedades.

Pode copiar os controlos no documento através da área de transferência (teclas de atalho +C para copiar e +V para inserir). Pode copiar controlos ocultos no Navegador de formulários utilizando a função de arrastar e largar, enquanto mantém a tecla premida.

Utilize o processo arrastar e largar para copiar controlos no documento ou entre documentos. Abra outro documento de formulário e arraste o controlo oculto do Navegador de formulários para o Navegador de formulários do documento de destino. Clique num controlo visível e deixe ficar o rato por um bocado, para que uma cópia do controlo seja adicionada à área de transferência e arraste o controlo para o documento de destino. Se quiser copiar um controlo para o mesmo documento, prima a tecla ao arrastar.

Eliminar

Elimina a entrada selecionada. Esta opção permite eliminar componentes individuais de formulário, bem como formulários completos, com um clique do rato.

Ordem de tabulação

Quando é selecionado um formulário, é apresentada a caixa de diálogo Ordem das tabulações, na qual são definidos os índices de foco dos elementos de controlo na tecla Tab.

Mudar nome

Muda o nome do objeto selecionado.

Propriedades

Inicia a caixa de diálogo Propriedades relativa à entrada selecionada. Se um formulário for selecionado, é apresentada a caixa de diálogo Propriedades de formulário. Se um controlo for selecionado, é apresentada a caixa de diálogo Propriedades do controlo.

Abrir no modo de design

Abre os formulários no modo de design, para que o formulário possa ser editado.