Ordem das tabulações

Na caixa de diálogo Ordem das tabulações, é possível modificar a ordem pela qual os campos de controlo obtêm o foco com a tecla Tab.

Para aceder a este comando...

Abra a barra de ferramentas Design de formulário e clique em

Ícone

Sequência de ativação


Se forem introduzidos elementos de formulário num documento, o LibreOffice determina automaticamente a ordem pela qual mover de um controlo para o seguinte ao utilizar a tecla Tab. Cada novo controlo adicionado é automaticamente colocado no final desta série. Na caixa de diálogo Ordem das tabulações, o utilizador pode adaptar a ordem desta série às respetivas necessidades individuais.

Pode também definir o índice de um controlo através das respetivas propriedades específicas, introduzindo o valor pretendido em Ordenar, na caixa de diálogo Propriedades do controlo.

O botão de opção, existente dentro de um grupo, só pode ser acedido através da tecla Tab, quando um dos botões de opção está definido como "selecionado". Se tiver criado um grupo de botões de opção no qual nenhum está selecionado, o utilizador não poderá aceder ao grupo nem a qualquer um dos botões de opção através do teclado.

Controlos

Apresenta uma lista de todos os controlos existentes no formulário. Estes controlos podem ser selecionados com a tecla Tab pela ordem determinada de cima para baixo. Selecione um controlo da lista Controlos para atribuir ao mesmo a posição pretendida na ordem das tabulações.

Mover para cima

Clique no botão Mover para cima para mover o controlo selecionado uma posição para cima na ordem das tabulações.

Mover para baixo

Clique no botão Mover para baixopara mover o controlo selecionado uma posição para baixo na ordem das tabulações.

Ordenação automática

Clique no botão Ordenação automática para ordenar automaticamente os controlos de acordo com a respetiva posição no documento.