Eventos

O separador Eventos permite atribuir uma macro a determinados eventos que ocorram num formulário.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto de um elemento de formulário selecionado e escolha Formulário - Eventos

Abra a barra de ferramentas Controlos de formulário ou a barra de ferramentas Design de formulário e clique no ícone Formulário , separador Eventos


Para ligar um evento a uma macro, comece por escrever uma macro que contenha todos os comandos a executar quando o evento ocorre. Em seguida, atribua esta macro ao respetivo evento, clicando no botão ... junto do evento correspondente. É apresentada a caixa de diálogo Atribuir macro , na qual pode selecionar a macro.

É possível configurar individualmente as seguintes ações, o que significa que é possível utilizar as suas próprias caixas de diálogo para representar uma ação:

  1. Mostrar uma mensagem de erro,

  1. Confirmar um processo de eliminação (para registos de dados),

  1. Consultar parâmetros,

  1. Verificar a entrada de dados ao guardar um registo de dados.

Por exemplo, é possível emitir um pedido de confirmação de eliminação, como, por exemplo, "Tem a certeza de que pretende eliminar o cliente xyz?", ao eliminar um registo de dados.

Ícone de nota

Os eventos mostrados na caixa de diálogo Eventos não podem ser editados diretamente. Pode eliminar um evento da lista premindo a tecla Del.


Em seguida, são mostrados e descritos todos os eventos de um formulário que pode associar a uma macro:

Antes da alteração do registo

O evento Antes da alteração do registo ocorre antes de qualquer alteração efetuada ao indicador de registo atual. Por exemplo, a macro associada pode impedir esta ação, devolvendo o valor "FALSO".

Antes de atualizar

O evento Antes de atualizar ocorre antes do conteúdo do controlo alterado pelo utilizador ser escrito na origem de dados. A macro associada pode, por exemplo, impedir esta ação, devolvendo o valor "FALSE".

Depois de atualizar

O evento Depois de atualizar ocorre após o conteúdo de controlo alterado pelo utilizador ter sido escrito na origem de dados.

Antes da reposição

O evento Antes da reposição ocorre antes do restauro de um formulário. A macro associada pode, por exemplo, impedir esta ação, devolvendo o valor "FALSO".

Um formulário é restaurado se se verificar uma das seguintes condições:

  1. O utilizador prime um botão (HTML) definido como um botão de reposição.

  2. Um registo novo e vazio é criado num formulário associado a uma origem de dados. Por exemplo, no último registo, pode ser premido o botão Registo seguinte.

Após reposição

O evento Após reposição ocorre após o restauro de um formulário.

Antes de ação de registo

O evento Antes da ação de registo ocorre antes de qualquer alteração efetuada ao registo atual. Por exemplo, a macro associada pode solicitar confirmação numa caixa de diálogo.

Antes de descarregar

O evento Antes de descarregar ocorre antes do descarregamento do formulário, ou seja, separado da respetiva origem de dados.

Antes de enviar

O evento Antes do envio ocorre antes do envio dos dados do formulário.

Antes de recarregar

O evento Antes de recarregar ocorre antes do recarregamento do formulário. O conteúdo de dados ainda não foi atualizado.

Ao carregar

O evento Ao carregar ocorre diretamente após o carregamento do formulário.

Ao descarregar

O evento Ao descarregar ocorre diretamente após o descarregamento do formulário, ou seja, separado da respetiva origem de dados.

Ao recarregar

O evento Ao recarregar ocorre diretamente após o recarregamento do formulário. O conteúdo de dados já foi atualizado.

Após a ação em registo

O evento Após ação de registo ocorre diretamente após qualquer alteração efetuada ao registo atual.

Após alteração do registo

O evento Após alteração do registo ocorre diretamente após qualquer alteração efetuada ao indicador de registo atual.

Confirmar eliminação

O evento Confirmar eliminação ocorre logo que os dados tenham sido eliminados do formulário. Por exemplo, a macro associada pode solicitar uma confirmação na caixa de diálogo.

Ocorreu um erro

O evento Ocorreu um erro, é ativado se ocorrer um erro ao aceder à origem de dados. Isto é aplicável a formulários, caixas de lista e caixas de combinação.

Preencher parâmetros

O evento Preencher parâmetros ocorre quando o formulário a carregar possui parâmetros de preenchimento obrigatório. Por exemplo, a origem de dados do formulário pode consistir no seguinte comando SQL:

SELECT * FROM address WHERE name=:name

Aqui, :name corresponde a um parâmetro cujo preenchimento é obrigatório ao carregar. Se possível, o parâmetro é automaticamente preenchido a partir do formulário ascendente. Se o preenchimento do parâmetro não for possível, este evento é invocado e o parâmetro pode ser preenchido por uma macro associada.