Geral

Este separador Geral permite definir as propriedades gerais de um controlo de formulário. Estas propriedades diferem consoante o tipo de controlo. Nem todas as propriedades apresentadas em seguida se encontram disponíveis para cada controlo.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto de um elemento de formulário selecionado e escolha Controlo - Geral

Abra a barra de ferramentas Controlos de formulário ou a barra de ferramentas Design de formulário e clique no ícone Controlo, separador Geral


Ícone de nota

Se exportar o documento de formulário atual para HTML, são exportados os valores de controlo padrão e não os valores dos controlo atuais. Os valores padrão são determinados, dependendo do tipo de controlo, pelo valor padrão das propriedades (por exemplo, em campos de texto), pelo estado padrão (para caixas de seleção e campos de opção) e pela seleção padrão (para caixas de lista).


Agir sobre um registo

Especifica a opção de mostrar ou ocultar os itens de ação num controlo selecionado na barra de navegação. Os itens de ação são os seguintes: Guardar registo, Anular, Novo registo, Eliminar registo, Atualizar.

Alinhamento/alinhamento de imagens

As opções de alinhamento são: alinhado à esquerda, à direita e centrado. Estas opções estão disponíveis para os seguintes elementos:

  1. Título dos campos Etiqueta

  2. Conteúdo dos campos de texto

  3. Conteúdo dos campos da tabela nas colunas de um controlo de tabela

  4. Imagens ou texto utilizados em botões

    Ícone de nota

    A opção Alinhamento para os botões é denominada Alinhamento de imagens.


Alternar

Especifica se o botão de ação age como um botão de alternância. Se definir o alternador como "Sim", pode trocar entre os estados do controlo "selecionado" e "não selecionado" ao clicar no botão ou ao premir a barra de espaço, se o foco estiver no controlo. É mostrado um botão "premido" no estado "selecionado".

Altura

Define a altura do controlo.

Altura da linha

Em controlos de tabelas, introduza um valor para a altura da linha. Se pretender, pode introduzir um valor seguido de uma unidade de medida válida, por exemplo, 2 cm.

As linhas de texto terminam com

No caso dos campos de texto, selecione o código final da linha a ser utilizado ao escrever texto numa coluna de base de dados.

Assumir foco após clique

Se definir esta opção como "Sim", o Botão de Ação recebe o foco ao clicar no botão.

Ativo

Se um campo de controlo possuir a propriedade "Ativo" (Sim), será possível ao utilizador do formulário utilizar o campo de controlo. Se a propriedade estiver desativada, não será ativado (Não) e o campo será exibido a cinzento.

Ação

Pode utilizar ações de navegação para criar os seus próprios botões de navegação da base de dados.

A tabela seguinte descreve as ações que pode atribuir a um botão.

Ação

Descrição

Nenhuma

Não é executada qualquer ação.

Enviar formulário

Envia os dados introduzidos noutros campos de controlo do formulário atual para o endereço especificado em Propriedades de formulário em URL.

Introduza a URL na caixa de texto de propriedade de dados "URL" do formulário ao exportar um ficheiro PDF.

Repor formulário

Repõe as definições em outros campos de controlo para os valores padrão (Estado, Seleção, Valor).

Abrir documento/página web

Abre o URL que é especificado em URL. É possível utilizar a Moldura para especificar a moldura destino.

Primeiro registo

Desloca o formulário atual para o primeiro registo.

Registo anterior

Desloca o formulário atual para o registo anterior.

Registo seguinte

Desloca o formulário atual para o registo seguinte.

Último registo

Desloca o formulário atual para o último registo.

Guardar registo

Guarda o registo atual, caso seja necessário.

Desfazer entrada de dados

Reverte as alterações do registo atual.

Novo registo

Desloca o formulário atual para a linha de inserção.

Eliminar registo

Elimina o último registo.

Atualizar formulário

Recarrega a última versão guardada do formulário atual.


Barra de deslocação

Adiciona o tipo de barra de deslocação especificado a uma caixa de texto.

Barra de navegação

Especifica se a barra de navegação é exibida no contorno inferior dos controlos de tabelas.

Botão padrão

A propriedade Botão padrão especifica que, ao premir a tecla Return, funcionará o botão correspondente. Se abrir a caixa de diálogo ou o formulário e não executar qualquer outra ação, o botão que apresenta esta propriedade corresponde ao botão padrão.

Ícone de nota

Esta propriedade só deve ser atribuída a um único botão no documento.


Ao utilizar formulários de página web, poderá encontrar esta propriedade em máscaras de procura. As máscaras de procura são máscaras de edição que contêm um campo de texto e um botão do tipo Enviar. O termo de procura é introduzido no campo de texto e a procura é iniciada através da ativação do botão. Contudo, se o botão estiver definido como botão padrão, basta premir Enter após a introdução do termo de procura para a iniciar.

Botão rotativo

É possível introduzir no formulário campos numéricos, campos de moeda e campos de data e hora como botões rotativos.

Campo de etiqueta

Especifica a origem da etiqueta do controlo. O texto de um campo de etiqueta é inserido em vez do nome de um campo de base de dados. Por exemplo, no Navegador de filtros, na caixa de diálogo Procurar e como um nome de coluna na vista de tabelas.

Para definir um carácter da etiqueta como mnemónica, para que seja possível ao utilizador aceder a este controlo premindo o carácter no teclado, insira, na etiqueta, um carácter til (~) antes do carácter.

Ao utilizar botões de opção, só é possível utilizar o texto de uma moldura de grupo como o campo de etiqueta. Este texto aplica-se a todos os botões de opção do mesmo grupo.

Ao clicar no botão ... junto do campo de texto, pode visualizar a caixa de diálogo Seleção de campos de etiqueta. Selecione uma etiqueta da lista.

Marque a caixa Nenhuma atribuição para remover a ligação entre um controlo e o campo da etiqueta atribuído.

Caracteres da palavra-passe

Se o utilizador introduzir uma palavra-passe, é possível determinar os caracteres que serão exibidos em vez dos caracteres escritos pelo utilizador. Em Carácter de palavra-passe, introduza o código ASCII do carácter pretendido. Pode utilizar valores entre 0 e 255.

Ícone da dica

Pode visualizar os caracteres e os respetivos códigos ASCII na caixa de diálogo Caracteres especiais (Inserir - Carácter especial).


Comprimento máx. do texto

Para caixas de texto e de combinação, é possível definir o número máximo de caracteres que o utilizador pode introduzir. Se esta propriedade de campo de controlo for indeterminada, o padrão é zero.

Se o controlo estiver associado a uma base de dados e o comprimento do texto tiver de ser aceite a partir da definição de campos da base de dados, não deve introduzir o comprimento do texto neste campo. As definições só são aceites a partir da base de dados se a propriedade de controlo não tiver sido definida (estado "Indefinido(a)").

Contorno

Em campos de controlo com moldura, é possível determinar a exibição do contorno, utilizando a propriedade Contorno. É possível selecionar uma das seguintes opções: "Sem moldura", "3-D" ou "Plano".

Cor de fundo

Está disponível uma cor de fundo para a maioria dos campos de controlo. Ao clicar em Cor de fundo, é aberta uma lista que permite selecionar várias cores. A opção "Padrão" adota a definição do sistema. Se a cor pretendida não constar da lista, clique no botão ... para definir uma cor na caixa de diálogo Cor.

Cor do contorno

Especifica a cor do contorno para os controlos que possuem a propriedade Contorno definida como "simples".

Cor do símbolo

Especifica a cor dos símbolos dos controlos, como por exemplo, das setas de uma barra de deslocação.

Data máx.

Determina uma data que não pode ser excedida por outro valor introduzido pelo utilizador.

Data mín.

Determina a data mais remota que um utilizador pode introduzir.

Data padrão

Define a data padrão.

Deslocação com a roda do rato

Define se o valor é alterado ao deslocar a roda do rato. Nunca: o valor não é alterado. Com foco (padrão): o valor é alterado quando o foco está no controlo e a roda está a apontar para o controlo e é deslocada. Sempre: o valor é alterado quando a roda está a apontar para o controlo e é deslocada, independentemente do controlo que tem o foco.

Entradas de lista

Tenha em atenção as dicas que se referem aos controlos de teclado.

A entrada de lista padrão é introduzida na caixa de combinação Seleção padrão.

Ícone de nota

Tenha em atenção que as entradas de lista aqui introduzidas só são incorporadas no formulário se, no separador Dados em Tipo de conteúdo de lista, for selecionada a opção "Lista de valores".


Se não pretender que as entradas de lista sejam escritas na base de dados, nem transmitidas ao destinatário do formulário da Web, mas que sejam valores atribuídos que não sejam visíveis no formulário, é possível atribuir as entradas de lista a outros valores numa lista de valores. A lista de valores é determinada no separador Dados. Em Tipo de conteúdo de lista, selecione a opção "Lista de valores". Em seguida, introduza os valores a atribuir às entradas visíveis correspondentes do formulário em Conteúdo de lista. Para que a atribuição seja corretamente efetuada, a ordem da lista de valores é relevante.

Ícone de nota

Para documentos HTML, uma entrada de lista introduzida no separador Geral corresponde à etiqueta HTML <OPTION>; uma entrada da lista de valores introduzida no separador Dados em Conteúdo da lista corresponde à etiqueta <OPTION VALUE=...>.


Escala

Redimensiona a imagem de forma a que se ajuste ao tamanho do controlo.

Estado padrão

Especifica se uma opção ou caixa de verificação está selecionada por defeito.

Para um botão do tipo Repor, pode definir o estado do controlo se o botão Repor for ativado pelo utilizador.

Para campos de opção agrupados, o estado do grupo correspondente à configuração padrão é definido pela propriedade Estado padrão.

Estado triplo

Especifica se uma caixa de verificação pode representar igualmente valores ZERO de uma base de dados associada, para além dos valores VERDADEIRO e FALSO. Esta função só está disponível se a base de dados aceitar três estados: VERDADEIRO, FALSO e ZERO.

Ícone de nota

A propriedade Estado triplo é apenas definida para formulários de base de dados, não para formulários HTML.


Estilo

Especifica se as caixas de verificação e os botões de opção são exibidos em 3D (padrão) ou simples.

Etiqueta

A propriedade Etiqueta define a etiqueta do campo de controlo apresentado no formulário. Esta propriedade determina a etiqueta visível ou o cabeçalho de coluna do campo de dados em formulários de controlo de tabelas.

Ao criar um novo controlo, a descrição definida na propriedade Nome é utilizada como padrão para a atribuição de etiquetas ao controlo. A etiqueta consiste no nome do campo de controlo e num número inteiro que numera o controlo (por exemplo, CommandButton1). Com a propriedade Título, pode atribuir outra descrição ao controlo, de modo a que a etiqueta reflita a função do controlo. Modifique esta entrada de modo a atribuir uma etiqueta sugestiva ao controlo que é visível para o utilizador.

Para criar um título com várias linhas, abra a caixa de combinação utilizando o botão de seta. Pode inserir uma quebra de linha premindo Shift++Enter.

Ícone de nota

A propriedade Título é apenas utilizada para atribuir uma etiqueta a um elemento de formulário na interface visível ao utilizador. Se trabalhar com macros, tenha em atenção que, em tempo de execução, um controlo é sempre identificado através da propriedade Nome.


Filtrar/Ordenar

Especifica a opção de mostrar ou ocultar os itens de filtragem e de ordenação num controlo selecionado na barra de navegação. Os itens de filtragem e de ordenação são os seguintes: Ascendente, Descendente, Ordenar, Filtro automático, Filtro padrão, Aplicar filtro, Repor filtro/ordenação.

Formatação

Especifica o código do formato do controlo. Clique no botão ... para selecionar o código do formato.

Formato da data

Com campos de data, é possível determinar o formato de leitura da data.

Ícone de nota

Uma vez terminada a respetiva leitura, todos os campos de formato (data, hora, moeda, numérico) são automaticamente formatados no formato selecionado, independentemente do modo como introduziu os dados.


Formato da hora

Pode definir o formato pretendido para exibição da hora.

Formato restrito

Pode efetuar uma verificação de formato com campos de controlo que aceitem conteúdo formatado (data, hora, etc.) Se a função de formato exato estiver ativa (Sim), só são aceites os caracteres permitidos. Por exemplo, num campo de data, só serão aceites números ou delimitadores de data; todas as entradas alfabéticas escritas com o teclado serão ignoradas.

Grande alteração

Especifique o valor a adicionar ou a subtrair se o utilizador clicar ao lado do cursor de deslocação na barra de deslocação.

Hora padrão

Define a hora padrão.

Imagens

Um botão de imagem tem a propriedade Imagem. A propriedade Imagem especifica o caminho e o nome do ficheiro que pretende mostrar no botão. Se selecionar o ficheiro com o botão ..., o caminho e o nome de ficheiro serão automaticamente incluídos na caixa de texto.

Imprimível

Especifica se pretende que o campo de controlo seja mostrado na impressão de um documento.

Incremento

Pode definir os intervalos de valores para os botões rotativos ou de moeda. Utilize as setas para cima e para baixo do botão rotativo para aumentar ou diminuir o valor.

Largura

Define a largura das colunas no campo de controlo de tabelas nas unidades especificadas nas opções do módulo do LibreOffice. Se pretender, pode introduzir um valor seguido de uma unidade de medida válida, por exemplo, 2 cm.

Largura

Define a largura do controlo.

Lista suspensa

Um campo de controlo com a propriedade lista suspensa mostra um botão de seta adicional, que abre a lista de entradas existentes através de um clique do rato. Em Número de linhas, pode especificar o número de linhas que devem ser mostradas na lista suspensa. Os campos de combinação podem possuir a propriedade suspensa.

Por norma, as caixas de combinação que foram inseridas como colunas num controlo de tabelas, são sempre suspensas.

Marca de tabulação

A propriedade Marca de tabulação determina se é possível selecionar um campo de controlo com a tecla Tab. Estão disponíveis as seguintes opções:

Não

Ao utilizar a tecla Tab, o controlo é ignorado pelo foco.

Sim

O controlo pode ser selecionado com a tecla Tab.


Marcador de registos

Especifica se a primeira coluna é mostrada com etiquetas de linha, na qual o registo atual é assinalado através de uma seta.

Moldura

Pode também especificar a moldura destino para visualizar um URL que é aberto ao clicar num botão ao qual foi atribuído a ação Abrir documento ou página da Web).

Ao clicar no campo, é possível selecionar uma opção da lista, que especifica a moldura em que deverá ser carregado o documento seguinte. Existem as seguintes possibilidades:

Entrada

Significado

_blank

O documento seguinte é criado numa nova moldura vazia.

_parent

O documento seguinte é criado numa moldura ascendente. Se não existir qualquer ascendente, o documento é criado na mesma moldura.

_self

O documento seguinte é criado na mesma moldura.

_top

O documento seguinte é criado numa janela de nível superior, isto é, na moldura que se encontra na posição mais elevada na hierarquia; se a moldura atual for já uma janela superior, o documento é criado na moldura atual.


Ícone de nota

A propriedade Moldura é relevante para formulários HTML, mas não para formulário de base de dados.


Máscara de caracteres

Com campos de máscara, pode especificar uma máscara de caracteres. Uma máscara de caracteres contém os valores iniciais de um formulário e é sempre visível depois de o descarregar. Ao utilizar um código de carácter para a máscara de edição, pode determinar as entradas que o utilizador pode escrever no campo com máscara.

Ícone de nota

O tamanho da máscara de caracteres deve corresponder sempre ao tamanho da máscara de edição. Se não for este o caso, a máscara de edição é suprimida ou preenchida com espaços em todo seu comprimento.


Máscara de edição

Ao especificar o código de carácter em campos padrão, é possível determinar o que o utilizador pode introduzir no campo padrão.

O comprimento da máscara de edição determina o número de posições de dados possíveis. Se o utilizador introduzir caracteres que não correspondam à máscara de edição, os dados são rejeitados quando o utilizador sair do campo. É possível introduzir os seguintes caracteres para definir a máscara de edição:

Carácter

Significado

L

Uma constante de texto. Não é possível editar esta posição. O carácter é exibido na posição correspondente da Máscara de caracteres.

a

É possível introduzir os caracteres a-z e A-Z. Os caracteres maiúsculos não são convertidos para caracteres minúsculos.

A

É possível introduzir os caracteres A-Z. Se for inserida uma letra minúscula, esta é automaticamente convertida em maiúscula

c

É possível introduzir os caracteres a-z, A-Z e 0-9. Os caracteres maiúsculos não são convertidos para caracteres minúsculos.

C

É possível introduzir os caracteres A-Z e 0-9. Se for inserida uma letra minúscula, esta é automaticamente convertida em maiúscula

N

Apenas podem ser inseridos os caracteres de 0-9.

x

É possível introduzir todos os caracteres imprimíveis.

X

É possível introduzir todos os caracteres imprimíveis. Se for utilizada uma letra minúscula, esta é automaticamente convertida em maiúscula.


Para a máscara de caracteres "__.__.2000", por exemplo, defina a máscara de edição "NNLNNLLLLL", para que o utilizador possa introduzir apenas quatro dígitos ao inserir uma data.

Máx. de horas

Determina uma hora que não pode ser excedida por outro valor introduzido pelo utilizador.

Mín. de horas

Determina a menor hora que um utilizador pode introduzir.

Navegação

Especifica a opção de mostrar ou ocultar os itens de navegação num controlo selecionado na barra de navegação. Os itens de navegação são os seguintes: Primeiro registo, Registo anterior, Registo seguinte, Último registo.

Nome

Cada campo de controlo e cada formulário tem a propriedade Nome, que permite a respetiva identificação. O nome será apresentado no Navegador de formulários e, através do nome, pode consultar o campo de controlo a partir de uma macro. Os padrões já especificam um nome, que é criado a partir da etiqueta e do número do campo.

Ícone de nota

Se trabalhar com macros, certifique-se de que os nomes dos controlos são exclusivos.


O nome é igualmente utilizado para agrupar diversos controlos que devem funcionar em conjunto, tais como botões de opção. Para tal, atribua o mesmo nome a todos os membros do grupo: os controlos com nomes idênticos constituem um grupo. Os controlos agrupados podem ser representados de forma gráfica, utilizando uma Caixa de grupo.

Número de linhas

Para as caixas de combinação com a propriedade Lista suspensa, pode especificar o número de linhas a exibir. Em campos de controlo sem a opção Lista suspensa, a exibição da linha será especificada pelo tamanho do campo de controlo e pelo tamanho do tipo de letra.

Ocultar seleção

Especifica se uma seleção de texto num controlo se mantém selecionada quando o foco não estiver no controlo. Se definir Ocultar seleção como "Não", o texto mantém-se selecionado quando o foco deixar de estar no controlo que contém o texto.

Ordem de tabulação

A propriedade Ordem das tabulações determina a ordem pela qual os controlos recebem foco na fórmula, se for premida a tecla Tab. Num formulário que contenha mais do que um controlo, o foco move-se para o controlo seguinte quando prime a tecla Tab. É possível especificar a ordem pela qual o foco muda através de um índice em Ordem das tabulações.

Ícone de nota

A propriedade Ordem das tabulações não está disponível para Controlos ocultos. Se pretender, pode igualmente definir esta propriedade para botões de imagem e controlos de imagem, de forma a poder selecionar estes controlos com a tecla Tab.


Ao criar um formulário, é automaticamente atribuído um índice aos campos de controlo que são adicionados ao referido formulário; a cada campo de controlo adicionado, é atribuído um índice aumentado de 1. Se alterar o índice de um controlo, os índices dos restantes controlos são automaticamente atualizados. Aos elementos que não é possível atribuir foco (Tabstop = Não), é igualmente atribuído um valor. No entanto, quando a tecla Tab é utilizada, estes controlos são ignorados.

Também é possível definir os índices dos diferentes controlos da caixa de diálogo Ordem das tabulações de forma simples.

Orientação

Especifica a orientação horizontal ou vertical de uma barra de deslocação ou de um botão rotativo.

Pequena alteração

Especifique o valor a adicionar ou subtrair se o utilizador clicar no ícone de seta na barra de deslocação.

Posicionamento

Especifica a opção de mostrar ou ocultar os itens de posicionamento num controlo selecionado na barra de navegação. Os itens de posicionamento são os seguintes: Etiqueta do registo, Posição do registo, Etiqueta de contagem de registo, Contagem de registo.

PosiçãoX

Define a posição X do controlo em relação à âncora.

PosiçãoY

Define a posição Y do controlo em relação à âncora.

Precisão decimal

Em campos numéricos ou monetários, pode determinar o número de dígitos à direita do separador decimal.

Preenchimento automático

A função Preenchimento automático apresenta uma lista de entradas anteriores após ter iniciado a introdução de uma entrada.

Quebra de palavra

Mostra o texto em mais do que uma linha. Permite utilizar quebras de linha em caixas de texto, de modo a que possa introduzir mais do que uma linha de texto. Para introduzir quebras de linha manualmente, prima a tecla Enter.

Repetir

Especifica se a ação de um controlo, tal como um botão rotativo, se repete ao clicar no controlo e ao manter o botão do rato premido.

Retardar

Especifica o atraso em milissegundos entre os eventos de repetição. Um evento de repetição ocorre ao clicar num botão de seta ou no fundo de uma barra de deslocação ou num dos botões de navegação de registos de uma barra de navegação, e mantém o botão do rato premido durante algum tempo. Pode introduzir um valor seguido de uma unidade de tempo válida, por exemplo, 2 s ou 500 ms.

Seleção múltipla

Permite selecionar mais do que um item numa caixa de lista.

Seleção padrão

Especifica a entrada da caixa de lista que pretende marcar como entrada padrão.

Para um botão do tipo Repor, a entrada Seleção padrão define o estado da caixa se o botão Repor for ativado pelo utilizador.

Numa caixa de lista com uma lista de valores, pode clicar no botão ... para abrir a caixa de diálogo Seleção padrão.

Na caixa de diálogo Seleção padrão, escolha as entradas que pretende marcar como selecionadas ao abrir o formulário que contém a caixa de lista.

Separador de milhares

Em campos numéricos e monetários, pode defenir se o separador de milhares será utilizado.

Símbolo de moeda

Num campo de moeda, é possível definir o símbolo de moeda, introduzindo o carácter ou a cadeia na propriedade Símbolo monetário.

Símbolo de prefixo

Ao utilizar campos de moeda, determina se o símbolo de moeda é apresentado antes ou após o número. Por defeito, os símbolos de moeda não são prefixos.

Só de leitura

Pode atribuir a propriedade Só leitura a todos os controlos nos quais o utilizador pode introduzir texto. Se atribuir a propriedade só leitura a um campo de imagem que utilize objetos de uma base de dados, o utilizador não conseguirá inserir novas imagens na base de dados.

Tamanho dos ícones

Especifica se os ícones da barra de navegação selecionada devem ser grandes ou pequenos.

Tamanho visível

Especifica o tamanho do ícone em forma de polegar da barra de deslocação em "unidades de valor". Um valor de ("Valor máx. de deslocação" deduzido de "Valor mín. de deslocação" ) / 2 resultaria num ícone em forma de polegar que ocuparia metade da área de fundo.

Se estiver definido como 0, a largura do ícone em forma de polegar será igual à altura.

Texto de ajuda

Disponibiliza a opção de introduzir um texto de ajuda, que será mostrado como uma dica no controlo. A dica mostra o texto no modo de utilizador ao mover o rato sobre o controlo.

Para botões de tipo URL, o texto de ajuda é mostrado como uma dica suplementar, em vez do endereço introduzido em URL.

Texto de ajuda

Em cada campo de controlo, é possível especificar informações adicionais ou um texto descritivo para o campo de controlo. Esta propriedade ajuda o programador a guardar informações adicionais, que podem ser utilizadas no código do programa. Este campo pode ser utilizado, por exemplo, para variáveis ou outros parâmetros de avaliação.

Texto padrão

Define o texto padrão para uma caixa de texto ou para uma caixa de combinação.

Tipo de letra

No caso de campos de controlo com texto visível ou títulos, selecione o tipo de letra que pretende utilizar. Para abrir a caixa de diálogo Tipo de letra, clique no botão .... O tipo de letra selecionado é utilizado em nomes de campos de controlo e para mostrar os dados nos campos de controlo de tabelas.

Tipo de texto

Permite utilizar quebras de linha e formatação em campos de controlos, tais como uma caixa de texto ou uma etiqueta. Para introduzir manualmente uma quebra de linha, prima a tecla Enter. Selecione "Multi-linha com formatação" para introduzir texto formatado.

Ícone de aviso

Se o tipo de texto "Multilinha com formatação" estiver selecionado, não é possível restringir este controlo a um campo de base de dados.


Ícone de nota

Este controlo é denominado "Entrada multilinha" para uma coluna de texto inserida num controlo de tabela.


URL

Introduza o endereço de URL para um tipo de botão Abrir documento ou página da Web na caixa URL. O endereço é aberto quando clicar no botão.

Se mover o rato sobre o botão em Modo de utilizador, o URL é apresentado como uma dica suplementar, desde que não tenha sido introduzido qualquer outro texto de ajuda.

URL de ajuda

Especifica uma etiqueta de comandos em grafia de URL, que se refere a um documento de ajuda e que é possível chamar com a ajuda do campo de controlo. É possível abrir a ajuda do campo de controlo se o foco for posicionado no campo de controlo e o utilizador premir F1.

Valor

Num controlo oculto, em Valor, é possível introduzir os dados que são herdados pelo controlo oculto. Estes dados serão transferidos durante o envio do formulário.

Valor de incremento/redução

Determina os intervalos para adicionar ou subtrair a cada ativação do controlo do botão rotativo.

Valor máx.

Para campos numéricos e de moeda, é possível determinar o valor máximo que o utilizador pode introduzir.

Valor máx. de deslocação

Especifique o valor máximo de um controlo de barra de deslocação.

Valor mín.

Para campos numéricos e de moeda, é possível determinar um valor mínimo para impedir o utilizador de introduzir um valor inferior.

Valor mín. de deslocação

Especifique o valor mínimo de um controlo de barra de deslocação.

Valor padrão

Define o valor padrão para o campo de controlo. Por exemplo, ao abrir um formulário, será introduzido o valor padrão.

Para um botão do tipo Repor, a entrada Valor padrão define o estado do controlo se o botão Repor for ativado pelo utilizador.

Valor padrão de deslocação

Define o valor padrão para a barra de deslocação.

Visível

Define se o controlo é visível no modo de utilização. No modo de design, o controlo é sempre visível.

Tenha em atenção que, caso esta propriedade esteja definida como "Sim" (o padrão), tal não significa necessariamente que o controlo irá ser mesmo apresentado no ecrã. Serão aplicadas restrições adicionais aquando do cálculo da visibilidade efetiva de um controlo. Por exemplo, um controlo colocado numa secção oculta do Writer nunca estará visível, até que a própria secção se torne visível.

Se a propriedade estiver definida como "Não", o controlo estará sempre oculto em direto.

Versões antigas do OpenOffice.org, até à 3.1, irão ignorar silenciosamente esta propriedade, ao lerem documentos que a utilizem.

Âncora

Define o local onde o controlo será ancorado.