Dicas especiais para controlos de tabela

Pode definir um controlo de tabela para que os controlos sejam exibidos como pretendido. Por outras palavras, pode definir campos de dados para exibição ou edição de dados, tal como num formulário de base de dados.

Num controlo de tabela, são possíveis os seguintes campos: campo de texto, data, hora e moeda, campo numérico, campo de padrão, caixa de verificação e caixa de combinação. No caso de campos combinados de data/hora, são criadas automaticamente duas colunas.

O número de linhas selecionadas, caso existam, é mostrado entre parênteses após o número total de registos.

Para inserir colunas no controlo de tabela, clique nos cabeçalhos das colunas e aceda ao menu de contexto. Estão disponíveis os seguintes comandos:

Inserir coluna

Invoca um sub-menu para seleção de um campo de dados para utilização no controlo de tabela.

Configure o controlo de tabela através da função arrastar e largar. Abra o navegador de origens de dados e arraste os campos pretendidos para fora do mesmo, e coloque-os nos cabeçalhos das colunas do controlo de tabela. É criada uma coluna pré-configurada.

Substituir por

Abre um sub-menu para seleção de um campo de dados para substituição do campo de dados selecionado no controlo de tabelas.

Eliminar coluna

Elimina a coluna atualmente selecionada.

Coluna

Abre a caixa de diálogo de propriedades da coluna selecionada.

Ocultar colunas

Oculta a coluna selecionada. As respetivas propriedades não são alteradas.

Mostrar colunas

Invoca um sub-menu, no qual é possível selecionar as colunas a mostrar novamente. Para mostrar apenas uma coluna, clique no nome da coluna. Apenas é possível visualizar as primeiras 16 colunas ocultas. Se existirem mais colunas ocultas, escolha o comando Mais para invocar a caixa de diálogo Mostrar colunas.

Mais

Invoca a caixa de diálogo Mostrar colunas.

Na caixa de diálogo Mostrar colunas, pode selecionar as colunas a mostrar. Prima a tecla Shift ou a tecla para selecionar várias entradas.

Tudo

Clique em Tudo, caso pretenda mostrar todas as colunas.

Controlos de tabela apenas com o teclado

Se utilizar apenas o teclado para percorrer os controlos no documento, irá detetar uma diferença relativamente aos outros tipos de controlo: a tecla Tab não move o cursor para o controlo seguinte, mas para a coluna seguinte no controlo de tabela. Prima +Tab para mover o cursor para o controlo seguinte, ou prima Shift++Tab para mover o cursor para o controlo anterior.

Para introduzir o modo de edição especial apenas com o teclado para Controlos de tabela:

O documento de formulário tem que estar no modo de design.

  1. Prima +F6 para selecionar o documento.

  2. Prima Shift+F4 para selecionar o primeiro controlo. Se o Controlo de tabelas não for o primeiro controlo, prima Tab até selecioná-lo.

  3. Prima Enter para entrar no modo de edição. As alças são mostradas afastadas do contorno do controlo.

  4. No modo de edição, pode abrir o menu de contexto premindo Shift+F10.

  5. Se quiser editar colunas, prima Shift+Espaço para iniciar o modo de edição de colunas. Agora, poderá reorganizar a ordem das colunas através de +Teclas de seta. A tecla Delete elimina a coluna atual.

  6. Prima a tecla Escape para sair do modo de edição.