Controlos de formulário

A barra de ferramentas Controlos de formulário contém os controlos de que necessita para criar um formulário interativo. Pode utilizar a barra de ferramentas para adicionar controlos a um formulário num documento de texto, folha de cálculo, apresentação ou HTML como, por exemplo, um botão que executa uma macro.

Para aceder a este comando...

Escolha Ver - Barras de ferramentas - Controlos de formulário.

Ícone na barra de ferramentas Inserir (ícone invisível por defeito; pode ser necessário ativá-lo):

Ícone

Controlos de formulário


Ícone de nota

Os documentos de Formato XML (XForms) utilizam os mesmos controlos.


Para criar um formulário, abra um documento e utilize a barra de ferramentas Controlos de formulário para adicionar e definir os controlos de formulários. Se quiser, também pode associar o formulário a uma base de dados, de forma a que possa utilizar os controlos para manipular a base de dados.

Quando cria um formulário em documentos HTML, é possível utilizar o formulário para enviar dados pela Internet.

Ícone de nota

O LibreOffice apenas exporta as propriedades de formulários que forem permitidas pela versão HTML da exportação. Para especificar a versão HTML, escolha - Carregar/Guardar - Compatibilidade HTML.


Para adicionar um controlo a um documento

  1. Na barra de ferramentas Controlos de formulário, clique no ícone do controlo que pretende adicionar.

  2. No documento, arraste para criar o controlo.

    Para criar um campo de controlo quadrado, mantenha premida a tecla Shift ao arrastar.

Ícone da dica

Para adicionar um campo a um formulário, a partir da lista de campos de uma tabela ou consulta, arraste uma célula para o formulário. Num documento de texto, também pode arrastar o cabeçalho de uma coluna para adicionar um campo a um formulário. Para incluir uma etiqueta para o campo, mantenha premidas as teclas +Shift ao arrastar o cabeçalho de uma coluna.


Modificar um Controlo

  1. Clique com o botão direito do rato e escolha Controlo. É aberta uma caixa de diálogo, na qual pode definir as propriedades do controlo.

  2. Para especificar a tecla de atalho para um controlo, adicione um til (~) depois do carácter na etiqueta do controlo.

  3. Pode arrastar e largar controlos de um documento para outro. Também pode copiar e colar controlos entre documentos. Ao inserir um controlo de outro documento, o LibreOffice analisa a origem dos dados, o tipo e as propriedades do conteúdo do controlo, de forma a que este se ajuste à estrutura lógica no documento destino. Por exemplo, um controlo que mostre conteúdo de um livro de endereços contínua a mostrar o mesmo conteúdo após ter copiado o controlo para um documento diferente. Pode visualizar estas propriedades no separador Dados da caixa de diálogo Propriedades do formulário.

Selecionar

Ícone

Este ícone altera o ponteiro do rato para o modo de seleção, ou desativa este modo. O modo de seleção é utilizado para selecionar os controlos do formulário atual.

Ativar/desativar modo de design

Ativa ou desativa o modo de design. Esta função é utilizada para trocar rapidamente entre o modo de design e o modo de utilizador. Ative o modo de desenho para editar os controlos de formulário ou desative para os utilizar.

Ícone

Ativar/desativar modo de design

Propriedades do controlo

Abre uma caixa de diálogo para edição das propriedades de um controlo selecionado.

Ícone

Controlo

Propriedades de formulário

Nesta caixa de diálogo, é possível especificar, entre outras propriedades, a origem de dados e os eventos relativos a todo o formulário.

Ícone

Formulário

Caixa de verificação

Ícone

Cria uma caixa de verificação. As caixas de verificação permitem ativar ou desativar uma função num formulário.

Caixa de texto

Ícone

Cria uma caixa de texto. As caixas de texto são campos onde o utilizador pode introduzir texto. Num formulário, as caixas de texto mostram dados ou permitem a introdução de novos dados.

Campo formatado

Ícone

Cria um campo formatado. Um campo formatado é uma caixa de texto, na qual é possível definir o modo como as entradas e saídas de dados são formatadas, bem como os valores limitativos aplicáveis.

Um campo formatado tem propriedades especiais de controlo (escolha Formatar - Controlo).

Botão de ação

Ícone

Cria um botão de ação. Esta função pode ser utilizada para executar um comando para um evento definido como, por exemplo, um clique do rato.

Pode aplicar texto e imagens a estes botões.

Botão de opção

Ícone

Cria um botão de opção. Os botões de opção permitem ao utilizador escolher uma de várias opções. Aos botões de opção com a mesma funcionalidade, é atribuído o mesmo nome (Atribuir nome apropriedade). Normalmente, é atribuída aos botões de opção uma caixa de grupo.

Caixa de lista

Ícone

Cria uma caixa de lista. Uma caixa de lista permite aos utilizadores selecionar uma entrada de uma lista. Se o formulário estiver associado a uma base de dados e a ligação à base de dados estiver ativa, o Assistente de caixas de lista será mostrado automaticamente após a inserção da caixa de lista no documento. Este assistente ajuda a criar a caixa de lista.

Caixa de combinação

Ícone

Cria uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de lista de uma única linha com uma lista suspensa, na qual os utilizadores podem escolher uma opção. Pode atribuir a propriedade "só de leitura" à caixa de combinação, de forma a que os utilizadores não possam introduzir outras entradas para além das existentes na lista. Se o formulário estiver ligado a uma base de dados e a ligação à base de dados estiver ativa, o Assistente de caixas de combinação será mostrado automaticamente após a inserção da caixa de combinação no documento.

Campo de etiqueta

Ícone

Cria um campo para exibição de texto. Estas etiquetas só são utilizadas para mostrar o texto pré-definido. Não pode introduzir dados nestes campos.

Mais controlos

Abre a barra de ferramentas Mais Controlos.

Design de formulário

Abre a barra de ferramentas Design de formulário.

Ativar/desativar assistentes

Ícone

Ativa e desativa os assistentes de controlos de formulário automáticos.

Estes assistentes ajudam a introduzir as propriedades de caixas de lista, controlos de tabela e outros controlos.

Comandos do menu de contexto