Mostrar funções de desenho

Clique para abrir ou fechar a barra Desenho, na qual é possível adicionar formas, linhas, texto e chamadas ao documento atual.

Pode ativar ou desativar a barra de ferramentas Desenho de documentos Writer ou Calc, utilizando um ícone na barra de ferramentas Padrão.

Ícone

Mostrar funções de desenho

Ícone da dica

É possível alterar os botões a mostrar na barra de ferramentas. Clique com o botão direito do rato para aceder ao comando Botões visíveis.


Seleção

Ícone

Permite selecionar objetos no documento atual. Para selecionar um objeto, clique no mesmo com a seta. Para selecionar mais do que um objeto, arraste uma moldura de seleção em volta dos objetos. Para adicionar um objeto a uma seleção, prima Shift e, em seguida, clique no objeto.

Linha

Ícone

Desenha uma linha reta no documento. Para limitar a linha a 45 graus, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone da dica

Para introduzir texto numa linha, clique-lhe duas vezes e digite ou cole o texto. A direção do texto corresponde à direção na qual tiver arrastado a linha. Para ocultar a linha, selecione Invisível na caixa Estilo de linha da barra Propriedades do objeto de desenho.


Retângulo

Ícone

Desenha um retângulo no local do documento atual onde arrastar. Para desenhar um quadrado, mantenha premida a tecla Shift enquanto arrasta. Clique no local onde pretende colocar um canto do retângulo e arraste até atingir o tamanho desejado.

Elipse

Ícone

Desenha uma oval no local do documento atual onde arrastar. Clique no local onde pretende desenhar a oval, e arraste até atingir o tamanho pretendido. Para desenhar um círculo, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Polígono

Ícone

Desenha uma linha composta por uma série de segmentos de linha reta. Para desenhar um segmento de linha arraste, clique para definir o ponto final do segmento de linha e, em seguida, arraste para desenhar um novo segmento de linha. Clique duas vezes para terminar o desenho da linha. Para criar uma forma fechada, clique duas vezes no ponto inicial da linha.

Ao desenhar um polígono, prima a tecla Shift para posicionar novos pontos em ângulos de 45 graus.

O modo Editar pontos permite modificar os pontos individuais do polígono de forma interativa.

Curva

Ícone

Desenha uma curva de Bézier suave. Clique no local onde pretende que a curva inicie, arraste, solte e, em seguida, mova o ponteiro do rato para o local onde pretende que a curva termine e clique. Mova o ponteiro do rato e clique novamente para adicionar um segmento de reta à curva. Clique duas vezes para terminar o desenho da curva. Para criar uma forma fechada, clique duas vezes no ponto inicial da curva. O arco da curva é determinado pela distância que arrastar.

Linha livre

Ícone

Desenha uma linha livre no local para onde a arrastar. Para terminar uma linha, largue o botão do rato. Para desenhar uma forma fechada, largue o botão do rato próximo do ponto inicial da linha.

Arco

Ícone

Desenha um arco no documento atual. Para desenhar um arco, arraste uma oval até atingir o tamanho pretendido e, em seguida, clique para definir o ponto inicial do arco. Mova o ponteiro do rato para o local onde pretende colocar o ponto final e clique. Não é necessário clicar na oval. Para desenhar um arco com base num círculo, mantenha premida a tecla Shift enquanto arrasta.

Setor de elipse

Ícone

Desenha uma forma preenchida, que é definida pelo arco de uma oval e duas linhas de raio, no documento atual. Para desenhar um setor de elipse, arraste uma oval até atingir o tamanho pretendido e, em seguida, clique para definir a primeira linha de raio. Mova o ponteiro do rato para o local onde pretende colocar a segunda linha de raio e clique. Não é necessário clicar na oval. Para desenhar um setor de círculo, mantenha premida a tecla Shift enquanto arrasta.

Segmento de círculo

Ícone

Desenha uma forma preenchida, que é definida pelo arco de um círculo e por uma linha de diâmetro, no documento atual. Para desenhar um segmento de círculo, arraste um círculo até atingir o tamanho pretendido e, em seguida, clique para definir o ponto inicial da linha de diâmetro. Mova o ponteiro do rato para o local onde pretende colocar o ponto final da linha de diâmetro e clique. Não é necessário clicar no círculo. Para desenhar um segmento de elipse, mantenha premida a tecla Shift enquanto arrasta.

Caixa de texto

Ícone

Desenha uma caixa de texto com texto horizontal, no local para onde arrastar o cursor. Arraste, em qualquer local do documento, uma caixa de texto até atingir o tamanho pretendido e, em seguida, digite ou cole o texto. Rode a caixa de texto para obter texto rodado.

Animação de texto

Ícone

Insere texto animado, na horizontal, no documento atual.

Chamadas

Ícone

Desenha uma linha que termina numa chamada retangular, com texto horizontal, a partir do local de onde arrastar no documento. Arraste uma alça para redimensionar a chamada. Para adicionar texto, clique na margem da chamada e, em seguida, digite ou cole o texto. Para modificar uma chamada retangular para uma chamada arredondada, arraste a alça do maior canto quando o indicador se transformar numa mão.

Formas elementares

Abre a barra de ferramentas Formas elementares, que pode utilizar para inserir imagens no documento.

Ícone

Formas elementares

Símbolos

Abre a barra de ferramentas Símbolos, que pode utilizar para inserir imagens no documento.

Ícone

Símbolos

Setas largas

Abre a barra de ferramentas Setas largas, que pode utilizar para inserir imagens no documento.

Ícone

Setas largas

Fluxograma

Abre a barra de ferramentas Fluxograma, que pode utilizar para inserir imagens no documento.

Ícone

Fluxogramas

Chamadas

Abre a barra de ferramentas Chamadas, que pode utilizar para inserir imagens no documento.

Ícone

Chamadas

Estrelas

Abre a barra de ferramentas Estrelas, que pode utilizar para inserir imagens no documento.

Ícone

Estrelas

Pontos

Permite editar pontos no desenho.

Fontwork

Abre a caixa de diálogo Fontwork, na qual pode introduzir texto num formato diferente do que aquele que pode ser inserido através dos tipos de letra padrão.

Ícone

Galeria Fontwork

Do ficheiro

Insere uma imagem no documentos atual, .

Ícone

Imagem

Ativar/desativar protraimento

Ativa e desativa os efeitos 3D nos objetos selecionados.

Suporte a idiomas asiáticos

Estes comandos só podem ser acedidos após ter ativado o suporte a idiomas asiáticos em - Definições de idioma - Idiomas.

Chamadas verticais

Ícone

Desenha uma linha que termina numa chamada retangular, com texto vertical, a partir do local do documento atual onde arrastar. Arraste uma alça para redimensionar a chamada. Para adicionar texto, clique na margem da chamada e, em seguida, digite ou cole o texto. Para converter uma chamada retangular em chamada arredondada, arraste a alça do maior canto maior quando o indicador se transformar numa mão. Esta opção só está disponível se o suporte a idiomas asiáticos estiver ativo.

Texto vertical

Ícone

Desenha uma caixa de texto com texto vertical, no local do documento, a qual você pode clicar ou arrastar. Clique em qualquer local do documento e, em seguida, introduza ou cole o texto. Pode também mover o cursor para o local onde pretende adicionar o texto, arrastar uma caixa de texto e, em seguida, escrever ou colar o texto. Esta opção só está disponível se o suporte a idiomas asiáticos estiver ativo.