Exceções

Especifique as abreviaturas ou combinações de letras que não pretende que o LibreOffice corrija automaticamente.

As exceções que definir dependem da definição de idioma. Se pretender, pode alterar a definição de idioma através da seleção de um idioma diferente na caixa Substituições e exceções para o idioma.

Para aceder a este comando...

Escolha Ferramentas - Correção automática - Opções de correção automática - Exceções.


Substituições e exceções para o idioma:

Selecione o idioma para o qual pretende criar ou editar as regras de substituição. LibreOffice começa por procurar exceções definidas para o idioma na posição atual do cursor no documento e, em seguida, procura nos restantes idiomas.

Abreviaturas (sem maiúscula subsequente)

Digite a abreviatura seguida de um ponto e, em seguida, clique em Novo. Este procedimento impede que o LibreOffice inicie por maiúscula a palavra apresentada após o ponto no final da abreviatura.

Mostra uma lista das abreviaturas que não são corrigidas automaticamente. Para remover um item da lista, selecione o item e, em seguida, clique em Eliminar.

Palavras com DUas INiciais maiúsculas

Digite a palavra ou abreviatura começada por duas maiúsculas que não pretende que o LibreOffice altere para uma inicial maiúscula. Por exemplo, introduza PC para impedir que o LibreOffice altere PC para Pc.

Mostra uma lista das palavras ou abreviaturas começadas por duas iniciais maiúsculas que não são corrigidas automaticamente. Todas as palavras começadas por duas maiúsculas são listadas no campo. Para remover um item da lista, selecione-o e, em seguida, clique em Eliminar.

Novo

Adiciona a entrada atual à lista de exceções.

Eliminar

Elimina o elemento ou elementos selecionados, não sendo necessária confirmação.

Inclusão automática

Adiciona automaticamente as abreviaturas ou palavras iniciadas com duas letras maiúsculas à lista de exceções. Esta funcionalidade apenas funcionará se a opção Corrigir DUas INiciais maiúsculas ou a opção Iniciar todas as frases com maiúsculas estiverem selecionadas na coluna [E] do separador Opções desta caixa de diálogo.

Botões da caixa de diálogo

Repor

Restaura os valores modificados para os seus valores padrão.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo e descarta todas as alterações.

Aceitar

Guarda todas as alterações e fecha a caixa de diálogo.