Ortografia e gramática

Verifica o documento ou seleção atual para localizar erros de ortografia. Se a extensão de verificação gramatical estiver instalada, a caixa de diálogo verifica igualmente a existência de erros de gramática.

Para aceder a este comando...

Escolha Ferramentas - Ortografia.

Tecla F7

Na barra Padrão, clique em

Ícone

Ortografia


Verificar ortografia e gramática

A verificação ortográfica tem início na posição atual do cursor e avança para o final do documento ou da seleção. Em seguida, é possível optar por continuar com a verificação ortográfica a partir do início do documento.

A verificação ortográfica procura erros ortográficos nas palavras e permite adicionar uma palavra desconhecida a um dicionário do utilizador. Quando a primeira palavra com erro ortográfico é localizada, é apresentada a caixa de diálogo Verificar ortografia.

Se estiver instalada uma extensão de verificação gramatical, esta caixa de diálogo é denominada Ortografia e gramática. Os erros ortográficos são sublinhados a vermelho e os erros gramaticais a azul. A caixa de diálogo começa por mostrar todos os erros ortográficos e, em seguida, todos os erros gramaticais.

Ative a opção Verificar gramática para começar por verificar todos os erros ortográficos e, em seguida, todos os erros gramaticais.

Não consta do dicionário

Realça a frase com a palavra com erros ortográficos. Edite a palavra ou a frase, ou clique numa das sugestões da caixa de texto em baixo.

Sugestões

Mostra uma lista das palavras sugeridas para substituir a palavra incorreta. Selecione a palavra que pretende utilizar e clique em Corrigir ou Corrigir tudo.

Idioma do texto

Especifica o idioma a utilizar para verificar a ortografia.

Uma entrada de idioma possui uma marca de verificação à sua frente se a verificação automática estiver ativa para este idioma.

Opções

Abre uma caixa de diálogo, na qual pode selecionar os dicionários definidos pelo utilizador, bem como definir as regras da verificação ortográfica.

Adicionar ao dicionário

Adiciona a palavra desconhecida a um dicionário definido pelo utilizador.

Ignorar uma vez

Ignora a palavra desconhecida e continua a verificação ortográfica.

Ícone de nota

A etiqueta deste botão é alterada para Retomar se deixar a caixa de diálogo Ortografia aberta ao voltar para o documento. Para continuar a utilizar a verificação ortográfica a partir da posição atual do cursor, clique em Retomar.


Ignorar todas

Ignora todas as ocorrências da palavra desconhecida até ao final da sessão do LibreOffice e continua a verificação ortográfica.

Corrigir

Substitui a palavra desconhecida pela sugestão atual. Se efetuou alterações para além da palavra com erros ortográficos, toda a frase será substituída.

Corrigir tudo

Substitui todas as ocorrências da palavra desconhecida pela sugestão atual.

Desfazer

Clique para desfazer a última modificação da frase atual. Clique novamente para desfazer a modificação anterior na mesma frase.