Comentário

Insere um comentário em redor do texto selecionado ou na posição do cursor.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Comentário


Inserir comentários

No Writer, o comando Inserir - Comentário ou a combinação de teclas +C insere uma âncora de comentário na posição do cursor. É mostrada uma caixa de comentário na margem da página, na qual pode escrever o seu comentário. A âncora e a caixa são ligadas por uma linha. Se selecionar um intervalo de texto, o comentário é anexado a esse intervalo.

No Calc, Draw e Impress, o comando Inserir - Comentário insere um comentário.

O nome do autor, bem como a data e a hora de criação deste comentário, são mostrados na parte inferior da caixa do comentário.

Os comentários efetuados por diferentes autores terão também cores diferentes. Escolha - LibreOffice - Dados do utilizador para introduzir o nome que será mostrado como autor dos comentários.

Editar comentários

Todos os utilizadores com autorização de escrita ao documento de texto podem editar e eliminar comentários de todos os autores.

A caixa do comentário contém um ícone com uma seta para baixo. Clique no ícone para abrir um menu com alguns comandos para eliminar comentários.

Escolha um comando para eliminar o comentário atual, todos os comentários criados pelo mesmo autor como o comentário atual ou todos os comentários do documento.

Se o comentário de um documento de texto foi escrito por outro autor, existe um comando de Resposta no menu de contexto. Este comando insere um novo comentário adjacente ao comentário ao qual pretende responder. A âncora do comentário é a mesma para ambos os comentários. Introduza o texto da sua resposta no novo comentário. Guarde e envie o seu documento para outros autores, e estes poderão adicionar as suas respostas também.

Utilize Ver - Comentários para mostrar ou ocultar todos os comentários.

Na caixa de diálogo Localizar e substituir em documentos de texto, pode efetuar seleções para incluir o texto dos comentários nas suas procuras.

Navegar através de comentários nos documentos de texto

Se o cursor estiver dentro de um comentário, pode premir +Page Down para aceder diretamente ao comentário seguinte ou +Page Up para aceder diretamente ao comentário anterior.

Quando o cursor está no texto normal, prima as teclas acima indicadas para passar para a âncora de comentário seguinte ou anterior. Também pode utilizar a pequena janela de navegação por baixo da barra de deslocação vertical para passar de uma âncora de comentário para a âncora de comentário seguinte.

Ícone da dica

Também pode abrir o Navegador para visualizar uma lista de todos os comentários. Clique com o botão direito do rato no nome de um comentário no Navegador para editar ou eliminar o comentário.


Imprimir comentários

Para alterar a opção de impressão para comentários de todos os documentos de texto, escolha Ferramentas - Opções - LibreOffice Writer - Imprimir.

Comentários em folhas de cálculo

Ao anexar um comentário a uma célula, é mostrada uma chamada na qual pode introduzir o texto. Um pequeno quadrado no canto superior direito de uma célula marca a posição do comentário. Para mostrar o comentário permanentemente, clique com o botão direito do rato na célula e escolha Mostrar comentário.

Para alterar as propriedades de um comentário, como por exemplo a cor de fundo, escolha Mostrar comentário como indicado acima e, em seguida, clique com o botão direito do rato no comentário (não clique duas vezes no texto).

Para editar um comentário mostrado, clique duas vezes no texto do comentário. Para editar um comentário que não é mostrado, clique com o botão direito do rato na célula do comentário e escolha Editar comentário. Para especificar a formatação do texto do comentário, clique com o botão direito do rato no texto no modo de edição.

Para alterar a posição ou o tamanho do comentário, arraste um contorno do comentário.

Para eliminar um comentário, clique com o botão direito do rato na célula e, em seguida, escolha Eliminar comentário.

Também pode clicar com o botão direito do rato no nome de um comentário na janela do Navegador para selecionar alguns comandos de edição.

Para definir as opções de impressão dos comentários na folha de cálculo, escolha Formatar - Página e clique no separador Folha.

Ícone de nota

No Impress, pode utilizar a vista de Notas para escrever uma página de notas em cada diapositivo. Adicionalmente, pode inserir comentários nos seus diapositivos.