Importação de texto

Define as opções de importação para dados delimitados.

Para aceder a este comando...

Escolha Ficheiro - Abrir - selecione em "Tipo de ficheiro": "Texto CSV"

Escolha Dados - Texto em colunas (Calc)


Importar

Conjunto de caracteres

Especifica o conjunto de caracteres a utilizar no ficheiro importado.

Idioma

Determina como as expressões de números são importadas.

Se o Idioma estiver como Padrão (para importação CSV) ou Automático (para importação HTML), o Calc irá usar o idioma definido globalmente. Se o Idioma estiver definido para uma língua específica, esse língua será usada ao importar números.

Ao importar um documento HTML, a seleção de idioma pode entrar em conflito com a opção global HTML Utilizar a configuração 'Inglês (EUA)' para números. A opção global HTML apenas se torna efetiva se a opção de idioma Automático for selecionada. Se escolher uma língua específica na caixa de diálogo Opções de importação HTML, a opção global HTML é ignorada.

Da linha

Especifica a linha onde pretende iniciar a importação. As linhas são visíveis na janela de pré-visualização, na parte inferior da caixa de diálogo.

Opções de separador

Especifica se, nos dados, são utilizados separadores ou larguras fixas como delimitadores.

Largura fixa

Separa em colunas os dados com largura fixa (número igual de caracteres). Para definir a largura, clique na régua da janela de pré-visualização.

Separado por

Selecione o separador utilizado nos dados.

Tabulação

Separa em colunas os dados delimitados por tabulações.

Ponto e vírgula

Separa em colunas os dados delimitados por ponto e vírgula.

Vírgula

Separa em colunas os dados delimitados por vírgulas.

Espaço

Separa em colunas os dados delimitados por espaços.

Outros

Separa os dados em colunas, utilizando o separador personalizado especificado pelo utilizador. Nota: o separador personalizado tem que estar igualmente incluído nos dados.

Unir delimitadores

Combina delimitadores consecutivos e remove campos de dados vazios.

Reduzir espaços

Remove os espaços no início e no fim dos campos de dados.

Delimitador de cadeia

Selecione um carácter para delimitar dados de texto. Pode introduzir igualmente um carácter na caixa de texto.

Outras opções

Define outras opções de importação.

Formatar campos entre aspas como texto

Quando esta opção está ativa, os campos ou células cujos valores estão entre aspas na totalidade (o primeiro e último carácter do valor igualam o delimitador de texto) são importados como texto.

Detetar números especiais

Quando esta opção está ativa, o Calc irá automaticamente detetar todos os formatos de número, incluindo formatos de números especiais, tais como datas, horas e notação científica.

O idioma selecionado influencia como os números especiais são detetados, dado que diferentes linguagens e regiões têm diferentes convenções para tais números especiais.

Se esta opção estiver desativada, o Calc só irá detetar e converter os números decimais. Os restantes, incluindo números formatados em notação científica, serão importados como texto. Uma expressão de números decimais pode ter dígitos entre 0 e 9, separador de milhares e um separador decimal. Os separadores de milhares e/ou decimais podem variar consoante o idioma e a região selecionada.

Ignorar células vazias

Se esta opção estiver ativa, o Calc mantém o conteúdo existente nas células antes de colar o novo conteúdo. Caso contrário, o Calc elimina o conteúdo existente.

Na conversão de Texto para colunas, se o conteúdo da célula começar com um separador e esta opção estiver desativada, a primeira coluna será esvaziada.

Campos

Mostra a forma como os dados serão mostrados se forem separados em colunas.

Tipo de coluna

Escolha uma coluna na janela de pré-visualização e selecione o tipo de dados a aplicar aos dados importados. Pode selecionar uma das seguintes opções:

Tipo

Função

Padrão

O LibreOffice determina o tipo.

Texto

Os dados importados são tratados como texto.

Data (DMA)

Aplica um formato de data (Dia, Mês, Ano) aos dados importados de uma coluna.

Data (MDA)

Aplica um formato de data (Mês, Dia, Ano) aos dados importados de uma coluna.

Data (AMD)

Aplica um formato de data (Ano, Mês, Dia) aos dados importados de uma coluna.

Inglês (E.U.A.)

São procurados números formatados em inglês (E.U.A.), que são incluídos, independentemente do idioma do sistema. Não é aplicado um formato numérico. Se não existirem entradas em inglês (E.U.A.), é aplicado o formato Padrão.

Ocultar

Os dados da coluna não são importados.


Se tiver selecionado um dos formatos de data (DMA), (MDA) ou (AMD) e introduzir números sem delimitadores de data, os números são interpretados da seguinte forma:

Número de caracteres

Formato da data

6

Cada conjunto de dois caracteres é interpretado como dia, mês e ano, pela ordem selecionada.

8

Quatro caracteres são interpretados como ano, e cada um dos conjuntos de dois caracteres seguintes é interpretado como mês e ano, pela ordem selecionada.

5 ou 7

Interpretado como sequências de 6 ou 8 caracteres, mas a primeira parte da sequência inclui menos um carácter. Deste modo, não será utilizado um zero à esquerda no mês e no dia.


Ícone da dica

Para incluir o zero à esquerda nos dados importados, por exemplo, em números de telefone, aplique o formato "Texto" à coluna.


Pré-visualizar

Mostra a forma como o texto importado será mostrado após ter sido separado em colunas. Para aplicar um formato a uma coluna durante a importação, clique numa coluna e selecione um Tipo de coluna. Ao selecionar um Tipo de coluna, o formato aplicado é mostrado no título da coluna.

Se pretender utilizar uma largura fixa para separar os dados importados em colunas, clique na régua para definir os limites de largura.

Navegação sem o rato

Para obter mais informações, consulte o tópico Informações sobre filtros de importação e exportação.