Características do LibreOffice Draw

O LibreOffice Draw permite criar desenhos simples e complexos e exportá-los em diversos formatos de imagem conhecidos. Pode também inserir tabelas, gráficos, fórmulas e outros objetos dos programas LibreOffice nos seus desenhos.

Gráficos vetoriais

O LibreOffice Draw cria gráficos vetoriais através da utilização de linhas e curvas definidas por vetores matemáticos. Os vetores descrevem linhas, elipses e polígonos de acordo com a respetiva geometria.

Criar objetos 3D

Pode criar objetos 3D simples, tais como cubos, esferas e cilindros no LibreOffice Draw, bem como modificar a fonte de luz dos objetos.

Grelhas e linhas de alinhamento

As grelhas e linhas de alinhamento disponibilizam uma marca visual para ajudar a alinhar objetos no desenho. Pode também alinhar um objeto a uma linha da grelha, guia ou à extremidade de outro objeto.

Ligar objetos para mostrar relações

Para mostrar a relação entre objetos, pode ligar objetos no LibreOffice Draw com linhas especiais designadas por "conectores". Os conectores são anexados a pontos de colagem em objetos de desenho, mantendo-se anexados quando os objetos ligados são movidos. Os conectores são úteis para criar gráficos de organização e diagramas técnicos.

Mostrar dimensões

Os diagramas técnicos mostram frequentemente as dimensões dos objetos no desenho. No LibreOffice Draw, pode utilizar linhas de dimensão para calcular e mostrar dimensões lineares.

Galeria

A galeria contém imagens, animações, sons e outros itens passíveis de inserção e utilização nos desenhos, bem como dos outros programas LibreOffice.

Formatos de ficheiros gráficos

O LibreOffice Draw pode exportar para diversos formatos de imagem conhecidos, tais como BMP, GIF, JPG e PNG.