Gráficos XY (dispersão)

Na primeira página do Assistente de gráficos, pode escolher um tipo de gráfico.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Gráfico....

Icon

Inserir gráfico


XY (Dispersar)

Um gráfico XY na sua forma básica é baseado numa série de dados constituída por nome, lista de valores x e lista de valores y. Cada par de valores (x|y) é mostrado como um ponto num sistema coordenado. O nome da série de dados está associado aos valores y e é mostrado na legenda.

Escolha um gráfico XY para as seguintes tarefas exemplo:

  1. dimensionar o eixo x

  2. gera uma curva paramétrica, por exemplo, uma espiral

  3. desenhar o gráfico de uma função

  4. explorar a associação estatística de variáveis quantitativas

O gráfico XY pode incluir mais do que uma série de dados.

Variantes de gráficos XY

Pode escolher uma variante de gráfico XY na primeira página do Assistente de gráficos, ou escolhendo Formatar - Tipo de gráfico para um gráfico no modo de edição.

O gráfico é criado com as definições padrão. Quando o gráfico estiver concluído, pode editar as respetivas propriedades e alterar o seu aspeto. Pode alterar os estilos de linhas e os ícones no separador Linha da caixa de diálogo de propriedades da série de dados.

Clique duas vezes em qualquer ponto de dados para abrir a caixa de diálogo Série de dados. Nesta caixa de diálogo pode alterar várias propriedades da série.

Para gráficos 2D, pode escolher Inserir - Barras de erros Y para ativar a exibição de barras de erro.

Pode ativar a exibição de linhas de valores médios e linhas de tendência, utilizando os comandos do menu Inserir.

Apenas pontos

Cada ponto de dados mostra um ícone. O LibreOffice utiliza ícones padrão com formas e cores diferentes para cada série de dados. As cores padrão são definidas em - Gráficos - Cores padrão.

Apenas linhas

Esta variante desenha linhas retas de um ponto de dados até ao ponto seguinte. Os pontos de dados não são representados por ícones.

A ordem do desenho é semelhante à ordem da série de dados. Marque a opção Ordenar pelos valores X para desenhar as linhas pela ordem dos valores x. Esta ordenação aplica-se ao gráfico e não aos dados da tabela.

Pontos e linhas

Esta variante mostra pontos e linhas ao mesmo tempo.

Linhas 3D

As linhas são mostradas como fitas. Os pontos de dados não são representados por ícones. No gráfico concluído, escolha Vista 3D para definir propriedades tais como iluminação e ângulo de visão.

Linhas suaves

Escolha Suave no Tipo de linha para criar curvas em vez de linhas retas.

Clique em Propriedades para definir os detalhes das curvas.

A curva polinomial cúbica interpola os pontos de dados com polinómios de grau 3. As transições entre as partes polinomiais são suaves, contendo a mesma inclinação e curvatura.

A resolução determina a quantidade de segmentos de linha calculados para desenhar uma parte polinomial entre dois pontos de dados. Pode agora ver os pontos intermédios se clicar em qualquer ponto de dados.

A curva polinomial B usa uma curva polinomial B interpolada e paramétrica. Essas curvas são construídas por partes com base em polinómios. O grau dos polinómios define o grau destes polinómios.

Linhas em escada

Escolha Escada no Tipo de linha para criar etapas entre os pontos em vez de linhas retas.

Clique em Propriedades para definir os detalhes das curvas.

Existem 4 tipos de escada: