Opções

Utilize esta caixa de diálogo para definir algumas opções disponíveis para tipos de gráfico específicos. O conteúdo da caixa de diálogo Opções varia consoante o tipo de gráfico.

Para aceder a este comando...

Escolha Formatar - Formatar seleção - Série de dados - Opções (Gráficos)


Alinhar série de dados ao:

Nesta área, pode optar entre dois modos de escala do eixo Y. Só pode ajustar os eixos e atribuir-lhes propriedades em separado.

Eixo Y principal

Esta opção está ativa por defeito. Toda a série de dados está alinhada com o eixo Y principal.

Eixo Y secundário

Muda a escala do eixo Y. Este eixo só está visível quando, pelo menos, uma série de dados lhe é atribuída e o modo de visualização do eixo está ativo.

Definições

Defina aqui as definições para um gráfico de barras. Quaisquer alterações são aplicáveis a qualquer série de dados do gráfico e não só aos dados selecionados.

Espaçamento

Define, em percentagem, o espaçamento entre as colunas. O espaçamento máximo é 600%.

Sobreposição

Determina as definições necessárias para a sobreposição da série de dados. Pode optar entre -100 e +100%.

Linhas de ligação

Para gráficos de colunas empilhadas ou percentuais (barras verticais), assinale esta caixa de verificação para ligar as camadas das colunas que pertençam às mesmas linhas.

Mostrar barras lado a lado

Se existirem dois eixos num gráfico de barras e alguma série de dados estiver anexada ao primeiro eixo e as outras séries estão anexadas ao segundo eixo, ambas as séries de dados são mostradas independentemente, sobrepondo-se entre si.

Como resultado, as barras anexadas ao primeiro eixo y ficam parcialmente ou totalmente ocultas pelas barras anexadas ao segundo eixo y. Para evitar esta sobreposição, ative a opção para mostrar as barras lado a lado. As barras referentes a diferentes séries de dados são mostradas como se estivessem anexadas a um eixo.

Para a direita

Disponível para gráficos circulares e anelares. A direção pré-definida das partes de um gráfico circular é para a esquerda. Assinale a caixa de verificação Para a direita para desenhar as partes no sentido oposto.

Ângulo de início

Arraste o pequeno ponto pelo círculo ou clique em qualquer posição no círculo para definir o ângulo de início de um gráfico circular ou anelar. O ângulo de início corresponde à posição matemática do ângulo onde a primeira parte é desenhada. O valor de 90 graus desenha a primeira parte na posição equivalente às 12 horas. Um valor de 0 graus começa na posição equivalente às 3 horas.

Ícone de nota

Nos gráficos anelares e circulares em 3D criados com versões anteriores da aplicação, o ângulo inicial é 0 em vez de 90 graus. Para gráficos 2D novos ou antigos, o ângulo inicial é de 90 graus.


Ícone de nota

Ao alterar o ângulo inicial ou a direção, só as versões atuais da aplicação mostram os valores alterados. As versões anteriores mostram o mesmo documento, utilizando os valores padrão: sempre para a esquerda e um valor inicial de 90 graus (gráficos circulares 2D) ou 0 graus (gráficos circulares 3D).


Graus

Introduza o ângulo inicial entre 0 e 359 graus. Também pode clicar nas setas para alterar o valor exibido.

Traçar valores em falta

Por vezes existem valores em falta numa série de dados mostrada no gráfico. Pode selecionar como traçar os valores em falta, a partir de diferentes opções. Estas opções só estão disponíveis para alguns tipos de gráfico.

Deixar intervalo

Os dados não são mostrados para os valor em falta. Esta é a definição para os gráficos do tipo colunas, barras, linhas e rede.

Assumir zero

Para um valor em falta, o valor y é mostrado como zero. Esta é a definição para os gráficos de áreas.

Continuar linha

Para um valor em falta, é exibida a interpolação dos valores vizinhos. Este é o padrão para os gráficos do tipo XY.

Inclua valores de células ocultas

Marque para também mostrar os valores das células atualmente ocultas, existentes no intervalo de células.