Inserir dados externos na tabela (WebQuery)

Com a ajuda do filtro de importação da Consulta de página Web (LibreOffice Calc), pode inserir tabelas de documentos HTML na folha de cálculo do Calc.

Pode utilizar o mesmo procedimento para inserir intervalos definidos pelo nome a partir de uma folha de cálculo do Calc ou Microsoft Excel.

Estão disponíveis as seguintes formas de inserção:

Inserir por caixa de diálogo

  1. Posicione o cursor na célula onde será inserido o novo conteúdo.

  2. Escolha Folha - Ligar a dados externos. Surgirá a caixa de diálogo Dados externos.

  3. Introduza o URL do documento HTML ou o nome da folha de cálculo. Ao terminar, prima Enter. Clique no botão Procurar para abrir a caixa de diálogo de seleção de ficheiros.

  4. Na extensa lista da caixa de diálogo, selecione os intervalos ou tabelas que pretende inserir.

  5. Pode também especificar que os intervalos e as tabelas sejam atualizados cada n segundos.

O filtro de importação pode criar nomes para os intervalos de células no próprio momento em que a ação é executada. É mantida a máxima formatação possível, embora o filtro não carregue intencionalmente qualquer imagem.

Inserir pelo navegador

  1. Abra dois documentos: a folha de cálculo do LibreOffice Calc na qual serão inseridos os dados externos (documento destino) e o documento a partir do qual se extrai os dados externos (documento origem).

  2. No documento de destino abra o navegador.

  3. Na caixa de combinação inferior do navegador, selecione o documento de origem. O navegador mostra os nomes do intervalo e os intervalos da base de dados ou as tabelas incluídas no documento de origem.

  4. No navegador, selecione o modo de arrasto Inserir como ligação Ícone.

  5. Arraste os dados externos pretendidos do Navegador para o documento de destino.

Se tiver carregado um documento HTML com o filtro Consulta de página Web como documento de origem, irá encontrar as tabelas no navegador, nomeadas "HTML_table1" e em diante, e que também foram criados dois nomes de intervalos:

Editar os dados externos