Formatar números como texto

Pode formatar números como texto no LibreOffice Calc. Abra o menu de contexto de uma célula ou intervalo de células e escolha Formatar células - Números e, em seguida, selecione "Texto" na lista Categoria. Todos os números introduzidos no intervalo formatado serão interpretados como texto. A visualização dos "números" é justificada à esquerda, tal como o restante texto.

Se introduziu números nas células e tiver alterado posteriormente o formato das células para "Texto", os números não se alterarão. Não serão convertidos. Só os números introduzidos posteriormente ou números que estão editados se converterão em números do texto.

Se quiser introduzir diretamente um número como texto, introduza primeiro um apóstrofo ('). Por exemplo, relativamente aos anos nos títulos das colunas, pode introduzir '1999, '2000 e '2001. O apóstrofo não é visível na célula, indica somente que a entrada deve ser reconhecida como texto. É bastante útil, por exemplo, para introduzir um número de telefone ou código postal que comece por zero (0), dado que o zero (0) no início de uma sequência de dígitos é removido no formato de números normal.