Criar tabelas dinâmicas

  1. Posicione o cursor num intervalo de células que inclua valores e títulos de linha e coluna.

  2. Escolha Inserir - Tabela dinâmica. Surgirá a caixa de diálogo Selecionar origem. Escolha Seleção atual e confirme com Aceitar. Os títulos da tabela são mostrados como botões na caixa de diálogo Tabela dinâmica. Arraste estes botões conforme necessário e largue-os nas áreas "Campos de página", "Campos de coluna", "Campos de linha" e "Campos de dados".

  3. Arraste os botões pretendidos para uma das quatro áreas.

Arraste um botão para a área Campos de página para criar um botão e uma caixa de lista por cima da tabela dinâmica gerada. A caixa de lista pode ser usada para filtrar a tabela dinâmica através do conteúdo do item selecionado. Pode usar a função arrastar e largar na tabela dinâmica gerada para utilizar outro campo de página como filtro.

Se o botão for largado na área Campos de dados, será atribuída uma legenda que mostra a fórmula utilizada para calcular os dados.

  1. A ordem dos botões pode ser alterada a qualquer altura movendo-os com o rato para uma posição diferente na área.

  2. Remova um botão arrastando-o novamente para a área dos restantes botões à direita da caixa de diálogo.

  3. Para abrir a caixa de diálogo de Campo de dados, clique duas vezes num dos botões na área Campos de linha ou Campos de coluna. Utilize a caixa de diálogo para selecionar as condições e o alcance com que o LibreOffice calculará o subtotal exibido.

Feche a caixa de diálogo Tabela dinâmica, premindo Aceitar. Será inserido um botão Filtro ou um botão de página para cada campo de dados largado na área Campos de página. A tabela dinâmica é inserida mais abaixo.

Abrir ficheiro com exemplo: