Células em formato monetário

No LibreOffice Calc pode atribuir números a qualquer formato monetário. Ao clicar no ícone Moeda Ícone da barra Formatação para formatar um número, é atribuída à célula o formato monetário definido em - Definições de idioma - Idiomas.

Ícone de nota

A troca de documentos do LibreOffice Calc pode provocar problemas, se o documento do LibreOffice Calc for carregado por um utilizador que utilize um formato monetário diferente.


No LibreOffice Calc, pode definir que um número anteriormente formatado como "1.234,50 €", se mantenha em Euros noutro país e não se converta em dólares.

Pode alterar o formato monetário na caixa de diálogo Formatar células (escolha Formatar - Células - Números) através de duas definições de países. Na caixa de combinação Idioma, selecione a definição básica para o separador decimal e de milhares. Na caixa de lista Formato, é possível selecionar o símbolo monetário e a respetiva posição.

  1. Por exemplo, se o idioma estiver definido como "Padrão" e estiver a utilizar uma configuração regional portuguesa, o formato monetário será "1.234,00 €". Coloca-se um ponto antes dos dígitos das centenas e uma vírgula antes das casas decimais. Se selecionar o formato de moeda "$ Inglês (EUA)" na caixa de lista Formato, obterá o seguinte formato: "$ 1.234,00". Como pode constatar, os separadores não foram alterados. Apenas o símbolo monetário foi alterado e convertido, mas o formato subjacente da notação permanece igual ao da definição de configuração regional.

  2. Se, em Idioma, converter as células para "Inglês (E.U.A.)", a definição de configuração regional do idioma inglês é também transferida e o formato monetário padrão será "$ 1,234.00".