Referenciar outras folhas

Na célula de uma folha, é possível mostrar uma referência a uma célula de outra folha.

Da mesma forma, é possível fazer referência a uma célula de outro documento, desde que este documento já tenha sido guardado como ficheiro.

Para fazer referência a uma célula no mesmo documento

  1. Abra uma nova folha de cálculo em branco.

  2. Por exemplo, introduza a seguinte fórmula na célula A1 da Folha1:

    =Folha2.A1

  3. Clique no separador da Folha 2 no final da folha de cálculo. Posicione o cursor na célula A1 e insira texto ou um número.

  4. Se trocar para a Folha1, verá o mesmo conteúdo da célula A1. Se o conteúdo da Folha2.A1 for alterado, o conteúdo da Folha1.A1 será igualmente alterado.

Fazer referência a uma célula noutro documento

  1. Escolha Ficheiro - Abrir, para carregar uma folha de cálculo existente.

  2. Escolha Ficheiro - Novo, para abrir um novo documento de folha de cálculo. Coloque o cursor na célula na qual pretende inserir os dados externos e introduza um sinal de igual para indicar que pretende iniciar uma fórmula.

  3. Agora, alterne para o documento carregado. Clique na célula com os dados que pretende inserir no novo documento.

  4. Mude novamente para a folha de cálculo nova. Na linha de entrada, poderá ver agora como o LibreOffice Calc adicionou automaticamente a referência à formula.

    A referência a uma célula de outro documento contém o nome desse documento entre aspas, seguido por # e pelo nome da folha do documento, seguido por um ponto e pelo nome da célula.

  5. Confirme a fórmula clicando na marca de verificação verde.

  6. Se arrastar a caixa no canto inferior direito da célula ativa para selecionar um intervalo de células, o LibreOffice insere automaticamente as referências correspondentes nas células adjacentes. Como resultado, o nome da folha é precedido por um sinal "$" para o designar como uma referência absoluta.

Se verificar o nome do outro documento nesta fórmula, notará que está escrito em forma de URL. Isto significa que é igualmente possível introduzir um URL da Internet.