Proteger células de alterações

No LibreOffice Calc, pode proteger as folhas e o documento como um todo. Pode escolher se pretende as células estejam protegidas contra alterações acidentais ou se pretende que as fórmulas possam ser vistas a partir do Calc, e que as células estejam visíveis ou que sejam impressas.

A proteção pode ser garantida utilizando uma palavra-passe, mas não é necessário que assim seja. Se atribuiu uma palavra-passe, a proteção só poderá ser retirada uma vez que seja introduzida a palavra-passe correta.

Tenha em consideração que a proteção de células com o atributo Protegida só é eficaz quando protege toda a tabela. Na condição padrão, cada célula tem o atributo Protegida. Portanto, é necessário retirar o atributo seletivamente para as células em que o utilizador possa efetuar alterações. Assim, toda a tabela é protegida e guarda o documento.

Ícone de aviso

Estas funcionalidades de proteção são apenas comutadores para prevenir uma ação acidental. As funcionalidades não são destinadas a fornecer proteção de segurança. Por exemplo, ao exportar uma folha para outro formato de ficheiro, um utilizador pode ter a possibilidade de ultrapassar as funções de proteção. Existe apenas uma proteção de segurança: a palavra-passe que aplica ao guardar um documento OpenDocument. Um ficheiro guardado com uma palavra-passe pode apenas ser aberto com a mesma palavra-passe.


  1. Selecione as células para as quais pretende especificar as opções de proteção de células.

  2. Escolha Formatar - Células e clique no separador Proteção de células.

  3. Selecione as opções de proteção pretendidas. As opções serão aplicadas após proteger a folha no menu Ferramentas - consultar abaixo.

    Desmarque Protegida para permitir ao utilizador mudar as células atualmente selecionadas.

    Selecione Protegida para impedir alterações ao conteúdo e ao formato de uma célula.

    Selecione Ocultar fórmula para ocultar e proteger as fórmulas de alterações.

    Selecione Ocultar na impressão para ocultar células protegidas no documento impresso. As células não se encontram ocultas no ecrã.

  4. Clique em Aceitar.

  5. Aplique as opções de proteção.

    Para proteger as células de serem alteradas/visualizadas/impressas conforme as suas definições, na caixa de diálogo Formatar - Células, escolha Ferramentas - Proteger folha.

    Para proteger a estrutura do documento, por exemplo a contagem, nomes e a ordem das folhas, e impedir a sua alteração escolha Ferramentas - Proteger folha de cálculo.

  6. (Opcional) Introduza uma palavra-passe.

    Ícone de aviso

    Se esquecer a palavra-passe, não poderá desativar a proteção. Se pretender apenas proteger as células de alterações acidentais, defina a proteção da folha, mas não introduza uma palavra-passe.


  7. Clique em Aceitar.