Desativar alterações automáticas

Por norma, o LibreOffice corrige automaticamente a maioria dos erros ortográficos e aplica a formatação ao escrever. Pode desfazer imediatamente quaisquer alterações automáticas se clicar +Z.

O procedimento seguinte exemplifica como desativar ou reativar as alterações automáticas no LibreOffice Calc:

Conclusão automática de texto ou números

Ao efetuar uma entrada numa célula, o LibreOffice Calc sugere automaticamente a entrada de dados correspondentes na mesma coluna. Esta função chama-se Preenchimento automático.

Para ativar ou desativar a introdução automática, coloque ou retire a marca de verificação em Ferramentas - Introdução automática.

Conversão automática para o formato de data

O LibreOffice Calc converte automaticamente determinadas entradas de datas. Por exemplo, a entrada 1.1 poderá ser interpretada como 1 de janeiro do ano atual, de acordo com as definições de configuração regional do sistema operativo e, em seguida, ser mostrada de acordo com o formato de data aplicado na célula.

Para se certificar de que uma entrada é interpretada como texto, adicione um apóstrofo no início da entrada. O apóstrofo não será exibido na célula.

Aspas substituídas por aspas personalizadas

Escolha Ferramentas - Correção automática - Opções de correção automática. Aceda ao separador Opções localizadas e desmarque a opção Substituir.

O conteúdo da célula é sempre iniciado com letras maiúsculas

Escolha Ferramentas - Correção automática - Opções de correção automática e aceda ao separador Opções. Desmarque a opção Iniciar todas as frases com maiúsculas.

Substituir uma palavra por outra

Escolha Ferramentas - Correção automática - Opções de correção automática e Aceda ao separador Substituir. Selecione o par de palavras e clique em Eliminar.