Sistema de resolução

Abre a caixa de diálogo Sistema de resolução. Um sistema de resolução permite a resolução de equações com várias variáveis desconhecidas através de métodos que permitem atingir objetivos.

Para aceder a este comando...

Choose Tools - Solver.


Resolver equações com o sistema de resolução

O objetivo do processo do sistema de resolução é obter os valores das variáveis de uma equação que resultam num valor otimizado na célula de destino, também designada por "objetivo". Pode escolher se pretende que o valor da célula de destino seja um valor máximo, mínimo, ou um valor aproximado.

Os valores das variáveis iniciais são inseridos num intervalo de células retangular que introduz na caixa Alterando as células.

Pode definir uma série de condições que limitem as restrições para algumas células. Por exemplo, pode definir a restrição no facto de uma das variáveis ou células não poder ser maior do que outra variável ou do que um valor indicado. Pode também definir a restrição no facto de uma ou mais variáveis terem de ser números inteiros (valores sem casas decimais) ou valores binários (em que só são permitidos 0 e 1).

Ícone de nota

O sistema de resolução apenas aceita equações lineares.