Tabela dinâmica

Especifique o esquema de tabela que é gerada pela Tabela dinâmica.

Para aceder a este comando...

Choose Insert - Pivot Table, in the Select Source dialog choose the option Current selection.

Choose Insert - Pivot Table, in the Select Source dialog choose the option Data source registered in LibreOffice, click OK to see Select Data Source dialog.


Tabela dinâmica

A tabela dinâmica mostra os campos de dados como botões que podem ser arrastados e largados para definir a tabela dinâmica.

Esquema

Para definir o esquema de uma tabela dinâmica, arraste e largue botões de campo de dados para as áreas Campos de página, Campos de linha, Campos de coluna e Campos de dados. Também pode utilizar a função arrastar e largar para reorganizar os campos de dados numa tabela dinâmica.

O LibreOffice adiciona automaticamente uma legenda aos botões arrastados para a área Campos de dados . A legenda contém o nome do campo de dados, bem como a fórmula que criou os dados.

Para alterar a função utilizada por um campo de dados, clique duas vezes num botão na área Campos de dados para abrir a caixa de diálogo Campo de dados. Pode também clicar duas vezes nos botões existentes nas áreas Campos de linha ou Campos de coluna.

Mais

Mostra ou oculta as opções adicionais para definir a tabela dinâmica.

Resultado

Especifique as definições para mostrar os resultados da tabela dinâmica.

Seleção de

Selecione a área que contém os dados para a tabela dinâmica atual.

Resultados

Selecione a área na qual pretende mostrar os resultados da tabela dinâmica.

Reduzir/Maximizar

Clique no ícone Reduzir para reduzir a caixa de diálogo para o tamanho do campo de entrada. Este procedimento permite marcar a referência requerida na folha com maior facilidade. Em seguida, os ícones são automaticamente convertidos para o ícone Maximizar. Clique neste ícone para restaurar o tamanho original da caixa de diálogo.

Ao clicar com o rato numa folha, a caixa de diálogo é automaticamente minimizada. Assim que soltar o botão do rato, a caixa de diálogo será restaurada, e o intervalo de referências definido com o rato é realçado no documento através de uma moldura azul.

Ícone

Reduzir

Ícone

Maximizar

Ícone de aviso

Se a área selecionada contiver dados, a tabela dinâmica substitui-os. Para evitar a perda de dados existentes, deixe que a tabela dinâmica selecione automaticamente a área de exibição dos resultados.


Ignorar linhas vazias

Ignora os campos vazios na origem de dados.

Identificar categorias

Atribui automaticamente linhas sem etiquetas à categoria da linha acima.

Total de colunas

Calcula e mostra a soma total do cálculo de colunas.

Total de linhas

Calcula e mostra a soma total do cálculo de linhas.

Adicionar filtro

Adiciona um botão Filtro às tabelas dinâmicas que se baseiam em dados da folha de cálculo.

Abre uma caixa de diálogo Filtro.

Ativar análise de dados

Selecione esta caixa de verificação e clique duas vezes na etiqueta de um item da tabela para mostrar ou ocultar os detalhes. Desmarque esta caixa de seleção e clique duas vezes numa célula na tabela para editar o seu conteúdo.

Para examinar os detalhes numa tabela dinâmica

Execute um dos seguintes procedimentos:

Se clicar duas vezes num campo que contenha campos adjacentes ao mesmo nível, abre-se a caixa de diálogo Mostrar detalhes:

Mostrar detalhe

Escolha o campo cujos detalhes pretende visualizar.