Formatação condicional

Choose Conditional Formatting to define format styles depending on certain conditions. If a style was already assigned to a cell, it remains unchanged. The style entered here is then evaluated. There are several types of conditional formatting that can be used.

Pode-se inserir várias condições que consultarão o conteúdo do valor das células ou das fórmulas. As condições são avaliadas da primeira para a última. Se a condição 1 corresponder à condição, o estilo definido será utilizado. Senão, a condição 2 será avaliada, e o seu estilo aplicado. Se a condição 2 não corresponder, a condição seguinte será avaliada, e assim sucessivamente.

Para aceder a este comando...

Choose Format - Conditional Formatting.


Ícone de aviso

Para poder aplicar a formatação condicional, tem que ativar a opção de cálculo automático. Escolha Ferramentas - Calcular - Cálculo automático (verá uma marca de confirmação junto ao comando, se a opção estiver ativa).


Condição

Pode definir todas as condições que quiser.

Especifica se a formatação condicional está dependente de uma das entradas da caixa de lista:

Escala de cores

Esta caixa de diálogo é a mesma da opção Todas as células, existente na primeira entrada do sub-menu Condição. A aplicação de uma escala de cores consiste na exibição de um gradiente com duas ou três cores e que está dependente do valor de cada célula. Um exemplo pode ser um intervalo de temperaturas, em que temperaturas baixas são mostradas a azul, as temperaturas altas a vermelho e os valores intermédias com gradiente.

Tem que escolher as duas cores "extremas e que indicam o método de cálculo. O cálculo da cor aplicada será efetuado tendo em conta: Min - Max - Percentil - Valor - Percentagem - Fórmula.

As opções mínimo e máximo são analisadas pelo valores do intervalo. As outras opções têm de ser especificadas por um valor (percentil, valor, percentagem) ou por uma referência de células ou fórmula (fórmula).

For a detailed explanation and examples, please visit How to apply a Color Scale Conditional Formatting page in TDF Wiki.

Conjunto de ícones

Pretende-se calcular a posição de um valor em relação a outro. O conjunto de ícones ajuda-nos a indicar os valores e escolher o tipo de ícones. Os conjuntos de ícones disponíveis são:

As condições de exibição para cada ícone podem ser especificadas em relação a um valor (valor), a uma percentagem do número de valores no intervalo (percentagem) como percentagem dos valores do intervalo (percentil) ou fórmula (fórmula).

For a detailed explanation and examples, please visit How to use Icon Set Conditional Formatting page in TDF Wiki.

Datas

Esta opção aplica o estilo definido, tendo em conta a data que escolher na caixa: Hoje, Ontem, Amanhã, Últimos 7 dias, Esta semana, Última semana.

Gerir formatação condicional

Esta caixa de diálogo permite-lhe ver todas as formatações condicionais definidas na folha.

Para aceder a este comando...

Escolha Formatar - Formatação condicional - Gerir


Surge a caixa de diálogo Gerir formatação condicional. Nesta caixa pode adicionar, editar e/ou remover uma ou diversas formatações condicionais.

The Conditional Formats list displays the active conditional formatting rules set in the current spreadsheet. Only the first rule for each cell range is listed, even if there are multiple rules defined for a given range.

Se já tiver definido uma formatação condicional a um intervalo de células e tentar definir uma nova formatação condicional a uma parte deste intervalo, será exibida uma mensagem de aviso. Esta mensagem de aviso solicitando-lhe a edição da formatação condicional existente (no intervalo) ou se pretende definir uma nova formatação condicional substituindo a existente (no intervalo selecionado).