Instrução Print

Exporta as cadeias ou expressões numéricas especificadas para uma caixa de diálogo ou para um ficheiro.

Sintaxe:

Print [#FileName,] Expressão1[{;|,} [Spc(Número As Integer);] [Tab(Pos As Integer);] [Expressão2[...]]

Parâmetro:

NomeFicheiro: qualquer expressão numérica que contenha o número de ficheiro definido pela instrução Open do respetivo ficheiro.

Expressão: qualquer expressão numérica ou cadeia que será impressa. Pode separar múltiplas expressões com ponto e vírgula. Se separadas por vírgula, as expressões são ajustadas de acordo com a marca de tabulação seguinte. As marcas de tabulação não podem ser ajustadas.

Número: número de espaços a inserir pela função Spc.

Pos: serão inseridos espaços até à posição especificada.

Se uma vírgula ou um ponto e vírgula aparecerem depois da última expressão para serem impressos, o LibreOffice Basic armazena o texto numa memória interna e continua a executar o programa sem imprimir. Quando é encontrada outra instrução para imprimir sem uma vírgula ou um ponto e vírgula no fim, todo o texto a ser impresso é impresso de imediato.

As expressões numéricas positivas são impressas com um espaço inicial. As expressões negativas são impressas com um sinal de menos. Se um dado intervalo for excedido por valores de vírgula flutuante, a respetiva expressão numérica é impressa em notação exponencial.

Se a expressão a imprimir exceder um certo comprimento, o ecrã será moldado automaticamente à próxima linha.

Ícone de nota

Pode inserir a função Tab, entre ponto e vírgula, entre os argumentos e avançar o resultado para uma posição específica ou pode utilizar a função Spc para inserir um número específico de espaços.


Exemplo: