LibreOffice Basic - Glossário

Este glossário explica alguns termos técnicos com que se poderá deparar se estiver a trabalhar com o LibreOffice Basic.

Cores

No LibreOffice Basic, as cores são encaradas como um número inteiro longo. O valor de retorno das consultas da cor é também sempre um número inteiro longo. Se estiver a definir propriedades, as cores podem ser especificadas utilizando o código RGB que é convertido num número inteiro longo utilizando a função RGB.

Notação URL

Os URL (Uniform Resource Locators) são utilizados para determinar a localização de um recurso, como um ficheiro num sistema de ficheiros, normalmente num ambiente de rede. Um URL é constituído por um especificador de protocolo, um especificador do servidor e um especificador de caminho e de ficheiro:

protocolo://nome.servidor/caminho/para/o/ficheiro.html

A utilização mais comum de URL é feita na Internet quando se especificam páginas web. Exemplos de protocolos: http, ftp ou file. O especificador de protocolo do ficheiro file é utilizado quando se faz referência a um ficheiro no sistema local de ficheiros.

A notação URL não permite a utilização de alguns caracteres especiais. Estes caracteres devem ser substituídos por outros ou então codificados. A barra (/) é utilizada como separador de caminhos. Por exemplo, o ficheiro referenciado como C:\Users\alice\Documents\Meu ficheiro.odt em "notação Windows" fica file:///C:/Users/alice/Documents/Meu%20ficheiro.odt em notação URL.

Twips

Um twip é uma unidade independente do ecrã, utilizada para definir a posição e o tamanho uniforme dos elementos do ecrã em todos os sistemas de exibição. Um twip tem 1/1440 avos de uma polegada ou 1/20 avos de um ponto de impressora. Existem 1440 twips em cada polegada, ou cerca de 567 twips num centímetro.

Unidades de medida

No LibreOffice Basic, pode especificar um parâmetro de método ou uma propriedade que aguardem informações da unidade, tais como um número inteiro ou uma expressão de número inteiro longo sem uma unidade, ou como uma cadeia de caracteres que contenham uma unidade. Se a unidade não for enviada para o método, será utilizada a unidade padrão para o tipo de documento ativo. Se o parâmetro for enviado como uma cadeia de caracteres que contenha uma unidade de medida, a definição padrão será ignorada. A unidade de medida padrão para o tipo de documento pode ser definida em - (Tipo de documento) - Geral.

Vírgula decimal

Na conversão de números, o LibreOffice Basic utiliza as definições de configuração regional do sistema para determinar o tipo de separador decimal e de milhares.

O procedimento tem impacto tanto na conversão implícita ( 1 + "2.3" = 3.3 ) como na função IsNumeric.