Ajuste fino para completar palavras em documentos de texto

Se preferir que o LibreOffice complete automaticamente as palavras utilizadas frequentemente, você pode fazer alguns ajustes adicionais para refinar este comportamento. Se desejar, você também pode salvar a lista atual de palavras coletadas para ser utilizada na próxima sessão.

Para fazer um ajuste fino do recurso de completar palavras escolha Ferramentas - Opções da autocorreção - Completar palavras e selecione qualquer uma das seguintes opções:

Para inserir um caractere de espaço adicional

Selecione Anexar espaço.

Ícone Nota

O caractere de espaço será anexado depois de digitar o primeiro caractere da palavra seguinte após a palavra autocompletada. O caractere de espaço será omitido quando o caractere seguinte for um delimitador, como um ponto final ou um caractere de nova linha.


Para definir a tecla de aceitação

Escolha a tecla para aceitar a palavra sugerida, utilizando a caixa de listagem Aceitar com.

Para selecionar o número mínimo de caracteres

Utilize a caixa Tamanho mínimo da palavra para definir o número mínimo de caracteres que uma palavra deve ter para ser incluída na lista.

Para selecionar o escopo de palavras coletadas

Desative a opção Remover da lista as palavras recolhidas do documento ao fechá-lo.

Agora a lista também será válida para outros documentos que abrir. Ao fechar o último documento do LibreOffice, a lista de palavras será excluída.

Caso não marque a caixa de seleção, a lista só será válida enquanto o documento atual estiver aberto.

Caso deseje que a lista de palavras dure mais do que a sessão atual do LibreOffice, salve-a como um documento, conforme descrito na seção a seguir.

Para utilizar a lista de palavras em outras seções

Ícone Nota

Se a opção de verificação ortográfica automática estiver ativada, serão incluídas somente as palavras reconhecidas pela verificação ortográfica.


Utilize a lista de palavras para iniciar sempre com um conjunto definido de termos técnicos do recurso Completar palavras.

  1. Abra o documento de texto que contém os termos que deseja utilizar para completar palavras.

    O recurso Completar palavras coletará as palavras.

  2. Selecione todas as palavras da lista ou apenas algumas.

  3. Utilize +C para copiar todas as palavras selecionadas para a área de transferência. Cole a área de transferência em um novo documento e salve-o para obter uma lista de referência das palavras coletadas.

    Posteriormente, você poderá abrir a lista de referência e incluir automaticamente as palavras, de modo que o recurso Completar palavras inicie com um conjunto definido de palavras.