Alterar a orientação de página

Todas as propriedades de página dos documentos de texto do Writer, como por exemplo a orientação da página, são definidas por estilos de página. Por padrão, um novo documento de texto utiliza o estilo de página “Padrão” para todas as páginas. Se abrir um documento existente, estilos de página diferentes podem ter sido utilizados em diferentes páginas.

É importante entender que as mudanças feitas numa propriedade de página somente afetarão as páginas que usam o estilo de página atual. O estilo de página atual é listado na barra de Status, na borda inferior da janela.

Para alterar a orientação de todas as páginas

Se seu documento consiste de páginas com apenas um estilo de página, você pode mudar as propriedades da página diretamente:

  1. Escolha Formatar - Página.

  2. Clique na guia Página.

  3. Em Formato do papel, selecione “Retrato” ou “Paisagem”.

  4. Clique em OK.

Para mudar a orientação da página somente para algumas páginas

O LibreOffice utiliza estilos de página para especificar a orientação de páginas em um documento. Estilos de página definem mais propriedades de página, como por exemplo, o cabeçalho, o rodapé ou as margens da página. Você pode tanto mudar o estilo de página “Padrão” do documento atual, quanto pode definir seus próprios estilos de página e aplicar esses estilos em qualquer parte de seu texto.

No final desta página de ajuda, discutiremos o escopo dos estilos de página em detalhe. Se você não está familiarizado com o conceito de estilo de página, leia a seção no final desta página.

Ícone Nota

Diferente dos estilos de caracteres e dos estilos de parágrafo, os estilos de página não possuem hierarquia. Você pode criar um novo estilo de página baseado nas propriedades de um estilo de página existente, mas quando você mais tarde mudar o estilo de origem, o novo estilo de página não herda as mudanças automaticamente.


Para mudar a orientação de página para todas as páginas que compartilham o mesmo estilo de página, você precisa primeiro de um estilo de página, para depois aplicar este estilo de página:

  1. Escolha Exibir - Estilos

  2. Clique no ícone Estilos de página.

  3. Clique com o botão da direita e escolha Novo. O novo estilo de página obtém suas propriedades iniciais do estilo de página selecionado.

  4. Na página da guia Organizador, insira um nome para o estilo de página na caixa Nome, por exemplo "Minha paisagem".

  5. Na caixa Próximo estilo, selecione o estilo de página que você quer usar na página seguinte a página que usa o novo estilo. Veja a seção sobre escopo de estilos de página no final desta página de ajuda.

  6. Clique na guia Página.

  7. Em Formato do papel, selecione “Retrato” ou “Paisagem”.

  8. Clique em OK.

Você agora definiu um estilo de página apropriado com o nome "Página deitada". Para aplicar o novo estilo, faça um clique duplo no estilo de página "Página deitada" na janela Estilos. Todas as páginas com este escopo de estilo de página serão alteradas. Se você definiu o "próximo estilo" como sendo um estilo diferente, somente a primeira página do escopo atual de páginas será alterada.

O escopo dos estilos de página

Você deve conhecer o escopo de estilos de página no LibreOffice. Que páginas de seu documento que serão afetadas ao editar o estilo de página?

Estilos para uma página só

Um estilo de página pode ser definido para valer para uma só página. O estilo “Primeira página” é um exemplo. Você define essa propriedade especificando um outro estilo de página para ser o "próximo estilo", na guia Formatar - Página - Organizador.

Um estilo de uma página só começa no limite inferior do intervalo de estilo de página até a próxima quebra de página. A próxima quebra de página aparece automaticamente quando o texto flui para a próxima página, que é conhecido como "quebra de página suave". Alternativamente, você pode inserir uma quebra de página manual.

Para inserir uma quebra de página manual na posição do cursor, pressione Ctrl+Enter ou escolha Inserir - Quebra manual e apenas clique OK.

Intervalo do estilo de página definido manualmente

O estilo de página “Padrão” não define um "próximo estilo" na guia Formatar - Página - Organizador. Em vez disso, o "próximo estilo" é definido como “Padrão”. Todos os estilos de página que são seguidos pelo mesmo estilo de página podem se estender por várias páginas. Os limites inferiores e superiores do intervalo do estilo de página são definidas por "quebras de páginas com estilo". Todas as páginas entre duas "quebra de página com estilo" usam o mesmo estilo de página.

Você pode inserir uma "quebra de página com estilo" diretamente na posição do cursor. Alternativamente, você pode aplicar a propriedade "quebra de página com estilo" a um parágrafo ou a um estilo de parágrafo.

Execute qualquer um dos comandos seguintes:

Sobre cabeçalhos e rodapés

Criar um estilo de página com base na página atual

Inserir nome e número de capítulo em um cabeçalho ou rodapé

Formatar cabeçalhos ou rodapés