Sobre campos

Os campos são usados para dados que variam em um documento, como a data atual ou o número total de página em um documento.

Exibir campos

Os campos consistem em um nome e um conteúdo. Para alternar a exibição do campo entre o seu nome e seu conteúdo, escolha Exibir - Nomes de campo.

Para exibir ou ocultar o realce de campos em um documento, selecione Exibir → Sombrear campos. Para desativar permanentemente este recurso, selecione → LibreOffice → Aparência, e desmarque a caixa em frente de Sombreamento de campos.

Para alterar a cor do sombreamento do campo, selecione - LibreOffice - Cores da interface, localize a opção Sombreamento de campos, e então selecione uma cor diferente na caixa Configuração de cor.

Propriedades do campo

A maioria dos tipos de campos em um documento, inclusive os campos de banco de dados, armazena e exibe valores variáveis.

Os tipos de campos a seguir executam uma ação ao clicar no campo:

Tipo de campo

Propriedade

Espaço reservado

Abre uma caixa de diálogo para inserir o objeto correspondente ao espaço reservado, exceto para espaços reservados de texto. Para espaços reservados de texto, clique no espaço e digite dentro dele.

Inserir referência

Move o ponteiro do mouse para a referência.

Executar macro

Executa uma macro.

Campo de entrada

Abre a caixa de diálogo para editar o conteúdo do campo.


Atualizar campos

Para atualizar todos os campos de um documento, pressione F9 ou escolha Editar - Selecionar tudo e, em seguida, pressione F9.

Para atualizar um campo que foi inserido a partir de um banco de dados, selecione o campo e, em seguida, pressione F9.

Ícone Nota

Os espaços reservados não são atualizados.


Consultar dados do usuário em campos ou condições

Adicionar campos de entrada

Inserir um campo de data fixo ou variável

Texto condicional

Texto condicional para contagens de páginas

Números de página