Variáveis

Os campos de variáveis permitem que você adicione conteúdo dinâmico ao documento. Por exemplo, você pode utilizar uma variável para redefinir a numeração de página.

Para acessar este comando...

Escolha Inserir - Campos - Mais campos - Variáveis


Ícone Aviso

Os campos definidos pelo usuário estão disponíveis somente no documento atual.


Tipo

Lista os tipos de campos disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique em um tipo de campo, clique em um campo na lista Selecionar e, em seguida, clique em Inserir. Os seguintes campos estão disponíveis:

Tipo

Descrição

Definir Variável

Define uma variável e seu valor. Para alterar o valor de uma variável, clique ao lado do campo da variável e, em seguida, escolha Editar - Campo.

Mostrar Variável

Insere o valor atual da variável que clicar na lista Seleção.

Campo DDE

Insere um vínculo DDE no documento, que pode ser atualizado sempre que necessário usando o nome a ele atribuído.

Inserir fórmula

Insere um número fixo ou o resultado de uma fórmula.

Campo de entrada

Insere um novo valor para uma variável ou campo do usuário.

O valor de uma variável em um campo de entrada somente será válido do local de inserção do campo em diante. Para alterar o valor de uma variável em outras partes do documento, insira outro campo de entrada com o mesmo nome, mas com um valor diferente. O valor de um campo de usuário é alterado globalmente.

As variáveis são exibidas no campo Seleção. Quando você clica no botão Inserir, é exibida a caixa de diálogoCampo de entrada, onde você pode inserir o novo valor ou texto adicional como comentário.

Intervalo numérico

Insere uma numeração automática em tabelas, figuras ou quadros de texto.

Definir variável da página

Insere um ponto de referência no documento após o qual a contagem de páginas é reiniciada. Selecione "ativado" para ativar o ponto de referência e "desativado" para desativá-lo. Você também pode inserir um deslocamento para iniciar uma contagem de páginas em outro número.

Mostrar variável da página

Exibe o número de páginas entre o ponto de referência "Definir variável da página" e este campo.

Campo do usuário

Insere uma variável global personalizada. Você pode utilizar o campo do usuário para definir uma variável de uma expressão de condição. Quando você altera um campo do usuário, todas as ocorrências da variável no documento são atualizadas.


Ícone Nota

Os campos a seguir só poderão ser inseridos se o tipo de campo correspondente estiver selecionado na lista Tipo.


Formatar

Clique no formato que você deseja aplicar ao campo selecionado ou clique em "Formatos adicionais" para definir um formato personalizado.

Para campos definidos pelo usuário, clique no formato que você deseja aplicar na lista Formato ou clique em "Formatos adicionais" para definir um formato personalizado.

Nome

Digite o nome do campo definido pelo usuário que deseja criar. Para definir um destino, clique em "Definir referência" na lista Tipo, digite um nome nessa caixa e clique em Inserir. Para fazer referência ao novo destino, clique no nome correspondente na listaSeleção.

Valor

Insira o conteúdo que deseja adicionar a um campo definido pelo usuário.

Na lista Formato, defina se o valor será inserido como texto ou como número.

Selecionar

Lista os campos disponíveis para o tipo de campo selecionado na lista Tipo. Para inserir um campo, clique no campo e, em seguida, clique em Inserir.

Ícone Dica

Para inserir rapidamente um campo da lista, mantenha pressionada e clique duas vezes no campo.


Em um documento HTML, há dois campos adicionais disponíveis para o tipo de campo "Definir variável": HTML_ON e HTML_OFF. O texto digitado na caixa Valor será convertido em uma tag HTML de abertura (<Value>) ou em uma tag HTML de fechamento (</Value>) quando o arquivo for salvo como documento HTML, dependendo da opção selecionada.

Ícone Dica

Se você clicar duas vezes em uma entrada enquanto mantém a tecla Ctrl pressionada ou selecionar a variável desejada e pressionar a barra de espaços, a entrada será imediatamente inserida no documento.


Fórmula

Esta opção estará disponível somente se o tipo de campo "Inserir fórmula" estiver selecionado.

Referência

Digite o texto que você deseja exibir no campo. Se estiver inserindo um campo de espaço reservado, digite o texto que deverá ser exibido como uma dica de ajuda quando você posicionar o ponteiro do mouse sobre o campo.

Deslocamento

Insira o valor de deslocamento que você deseja aplicar a um campo de número de página, por exemplo "+1".

Invisível

Oculta o conteúdo do campo no documento. O campo é inserido no documento como uma marca cinza e fina. Esta opção só se encontra disponível para os tipos de campos "Definir variável" e "Campo do usuário".

Numeração de capítulos

Especifica as opções para redefinir a numeração de capítulos.

Nível

Escolha o nível de título ou de capítulo no documento em que a numeração deve reiniciar.

Separador

Digite o caractere que você deseja usar como separador entre os níveis de título ou de capítulo.

Aplicar

Adiciona à lista Seleção o campo definido pelo usuário.

Ícone

Aplicar

Excluir

Remove da lista de seleção o campo definido pelo usuário. Você só pode remover campos que não sejam usados no documento atual. Para remover da lista um campo que seja usado no documento atual, primeiro exclua todas as instâncias do campo no documento e, em seguida, remova-o da lista.

Ícone

Excluir