Funções

Dependendo do tipo de campo selecionado, você poderá atribuir condições a determinadas funções. Por exemplo, você pode definir um campo que executa uma macro quando você clica nele no documento ou uma condição que, quando atendida, oculta um campo. Você também pode definir campos de espaço reservado que insiram figuras, tabelas, quadros e outros objetos no documento quando necessário.

Para acessar este comando...

Escolha Inserir - Campo - Mais campos - Funções


Tipo

Lista os tipos de campos disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique em um tipo de campo, clique em um campo na lista Selecionar e, em seguida, clique em Inserir. Os seguintes campos estão disponíveis:

Tipo

Significado

Texto condicional

Inserirá o texto se determinada condição for atendida. Por exemplo, insira "sol eq 1" na caixa Condição e, em seguida, digite na caixa Então o texto que você deseja inserir quando a variável "sol" for igual a "1". Se desejar, você também poderá inserir na caixa Senão o texto que deverá ser exibido quando essa condição não for atendida. Para definir a variável "sol", clique na guia Variáveis, selecione "Definir variável", digite "sol" na caixa Nome e o valor correspondente na caixa Valor.

Lista de entrada

Insere um campo de texto que exibe um item de uma lista. Você pode adicionar, editar e remover itens, além de alterar a ordem dos mesmos na lista. Clique em um campo Lista de entrada no documento ou pressione Ctrl+Shift+F9 para exibir a caixa de diálogo Escolher item.

Campo de entrada

Insere um campos de texto que você abre ao clicar no documento. Você pode então alterar o texto exibido.

Executar macro

Insere um campo de texto que executa uma macro ao clicar no campo no documento. Para atribuir uma macro ao campo, clique no botão Macro.

Espaço reservado

Insere um espaço reservado no documento, por exemplo, para figuras. Ao clicar num espaço reservado do documento, será solicitada a inserção do item em falta.

Texto oculto

Insere um campo de texto que será oculto quando a condição especificada for verificada. Para utilizar essa função, escolha - LibreOffice Writer - Recursos de formatação e desmarque a caixa Campos: Texto oculto.

Parágrafo oculto

Oculta um parágrafo quando a condição especificada for verificada. Para utilizar esta função, selecione - LibreOffice Writer - Recursos de formatação e desmarque a caixa Campos: Parágrafos ocultos.

Combinar caracteres (somente quando houver suporte para fontes asiáticas)

Aqui você pode combinar de 1 a 6 caracteres tratados como um caractere único após sua combinação.


Ícone Nota

Os campos a seguir só poderão ser inseridos se o tipo de campo correspondente estiver selecionado na lista Tipo.


Formatar

Clique no formato que você deseja aplicar ao campo selecionado ou clique em "Formatos adicionais" para definir um formato personalizado.

Para campos de funções, o campo de formato é utilizado somente em campos do tipo espaço reservado. Nesse caso, o formato determina o objeto ao qual o espaço reservado se aplica.

Condição

Para campos vinculados a uma condição, insira os critérios aqui.

Caso contrário

Insira nas caixas Então e Senão os textos que serão exibidos quando a condição for atendida e não for atendida, respectivamente.

Além da entrada normal de texto, você pode inserir campos de bancos de dados gravados como "nomebancodados.nometabela.nomecampo" (sem as aspas) nos campos de resultado Então e Senão. Esta ação insere um ou outro conteúdo de campo, dependendo da condição. Para esse tipo de expressões, o tenta, primeiramente, identificar o texto como uma coluna de banco de dados. Se a coluna existir, seu conteúdo será inserido; caso contrário, o texto será inserido.

Ícone Nota

Se o nome da tabela ou do campo não constar em um banco de dados, nada será inserido caso não tenham sido usadas aspas.


Ícone Nota

Se você incluir as aspas em "nomebancodedados.nometabela.nomecampo", a expressão será inserida como texto.


Referência

Digite o texto que você deseja exibir no campo. Se estiver inserindo um campo de espaço reservado, digite o texto que deverá ser exibido como uma dica de ajuda quando você posicionar o ponteiro do mouse sobre o campo.

Formatar

Aqui você pode escolher a macro correspondente ao módulo a ser executado. Se o módulo selecionado contiver somente uma macro, o campo de seleção terá também apenas uma entrada.

Nome da macro

Para campos utilizados na execução de uma macro, o nome da macro selecionada será exibido no campo de seleção.

Espaço reservado

Digite o texto que deseja que seja apresentado no campo do espaço reservado.

Texto oculto

Digite o texto que deseja ocultar caso se verifique uma condição.

Caracteres

Após a seleção do tipo de campo Combinar caracteres, você pode inserir aqui os caracteres que deverão ser combinados.

Valor

Insira um valor para o campo selecionado.

Macro

Abre o Seletor de macro, onde você pode escolher a macro que será executada quando clicar no campo selecionado no documento. Esse botão está disponível apenas para o campo de função "Executar macro".

Os controles a seguir são exibidos para os campos de Lista de entrada:

Item

Insira um novo item.

Adicionar

Adiciona o Item à lista.

Itens da lista

Lista os itens. O item superior é mostrado no documento.

Remover

Remove da lista o item selecionado.

Mover para Cima

Move para cima o item selecionado na lista.

Mover para baixo

Move para baixo o item selecionado na lista.

Nome

Insira um nome único para a Lista de entrada.

Escolher item

Esta caixa de diálogo é exibida quando você clica no campo Lista de entrada no documento.

Escolha o item que você deseja exibir no documento e, em seguida, clique em OK.

Editar

Exibe a caixa de diálogo Editar campos: funções, na qual você pode editar a Lista de entrada.

Próximo

Fecha a Lista de entrada atual e exibe a próxima, se disponível. Você verá este botão ao abrir a caixa de diálogo Escolher item com as teclas Ctrl+Shift+F9.