Recursos do LibreOffice Math

Esta seção contém uma visão geral de alguns dos recursos e funções importantes oferecidos pelo LibreOffice Math.

O LibreOffice Math fornece vários operadores, funções e assistentes de formatação que o ajudarão a criar fórmulas. Eles estão todos listados em uma janela de seleção através da qual você pode clicar com o mouse no elemento necessário para inserir o objeto no seu trabalho. Na Ajuda, há uma extensa lista de referência e diversos exemplos.

Criar uma fórmula

Como ocorre com os gráficos e as imagens, as fórmulas são criadas como objetos dentro de um documento. A inserção automática de uma fórmula em um documento inicia o LibreOffice Math. Você pode criar, editar e formatar a fórmula usando uma ampla seleção de símbolos e funções predefinidos.

Digitação direta de uma fórmula

Se você estiver familiarizado com a linguagem do LibreOffice Math, também poderá digitar uma fórmula diretamente no documento. Por exemplo, digite esta fórmula em um documento de texto: "a sup 2 + b sup 2 = c sup 2". Selecione este texto e escolha Inserir - Objeto - Fórmula. O texto será convertido em uma fórmula formatada.

Ícone Nota

As fórmulas não podem ser calculadas no LibreOffice Math porque ele é um editor de fórmulas (para gravar e mostrar fórmulas) e não um programa de cálculo. Use planilhas para calcular fórmulas ou, para cálculos simples, use a função de cálculo de documento de texto.


Criar uma fórmula na janela de comandos

Use a janela Comandos do LibreOffice Math para inserir e editar fórmulas. À medida que for inserindo dados nessa janela, você verá o resultado no documento. Para manter uma visão geral ao criar fórmulas longas e complicadas, use o cursor de fórmula na barra Ferramentas. Quando essa função está ativa, a posição do cursor na janela Comandos é refletida na janela de texto.

Símbolos individuais

Você pode criar seus próprios símbolos e importar caracteres de outras fontes. É possível adicionar novos símbolos ao catálogo básico de símbolos do LibreOffice Math, assim como criar seus próprios catálogos especiais. Também estão disponíveis diversos caracteres especiais.

Fórmulas no contexto

Para facilitar o trabalho com fórmulas, utilize os menus de contexto ativados com um clique no botão direito do mouse. Isso se aplica especialmente na janela Comandos. Este menu de contexto contém todos os comandos encontrados no painel Elementos junto com os operadores, e assim por diante, e que podem ser inseridos em sua fórmula com cliques de mouse sem a necessidade de tecla-los na janela Comandos.