Índices e expoentes

Aqui você encontrará informações básicas sobre índices e expoentes no LibreOffice Math. Você pode testar os exemplos descritos aqui para ajudar a entender os detalhes discutidos. (As aspas no texto são apenas para ênfase e não fazem parte dos exemplos.)

O índice e expoente de um caractere aparecem um sobre o outro, justificado à esquerda do caractere base. Por exemplo, digite a_2^3 ou a^3_2. Isso pode ser feito em qualquer ordem. Em vez de '_' e '^', você pode usar 'sub' e 'sup'.

No entanto, não é mais possível usar os seguintes padrões

a_2_3

a^2^3

a_2^3_4

Cada posição subscrita/sobrescrita de um caractere base só pode ser usada uma vez. Você deve usar parênteses para indicar o resultado desejado. Os exemplos a seguir ilustram isso

a_{2_3}

a^{2^3}

a_2^{3_4}

a_{2^3}^{4_5}

Ícone Dica

Diferentemente de outros editores de fórmulas em que "_" e " ^ " se referem somente ao próximo caractere ("a_24" se refere somente ao "2"), o LibreOffice Math se refere ao número/nome/texto por inteiro. Se você quiser colocar os sobrescritos e os subscritos em sequência, a expressão poderá ser escrita da seguinte maneira: a_2{}^3 ou a^3{}_2


Para escrever tensores, o LibreOffice Math fornece várias opções. Além da notação "R_i{}^{jk}{}_l", comum a outros aplicativos, podem ser usadas notações adicionais, como "R_i{}^jk{}_l" e "{{R_i}^jk}_l".

Os sobrescritos e subscritos à esquerda do caractere base também podem ser justificados à direita. Para fazer isso, são usados os novos comandos "lsub" e "lsup". Ambos os comandos têm o mesmo efeito de "sub" e "sup", mas ficam à esquerda do caractere base. Veja também "a lsub 2 lsup 3".

As regras que governam a exatidão e a necessidade do uso de parênteses permanecem as mesmas. Em princípio, isso pode ser obtido com {}_2^3 a.

Ícone Nota

Os comandos "sub" e "sup" também estão disponíveis como "rsub" e "rsup".


Usando os comandos "csub" e "csup", você pode escrever sobrescritos e subscritos diretamente acima ou abaixo de um caractere. Um exemplo é "a csub y csup x". Também são possíveis combinações de índices e expoentes: "abc_1^2 lsub 3 lsup 4 csub 55555 csup 66666".

Os sobrescritos e subscritos podem ser incluídos na maioria dos operadores unários e binários. Dois exemplos: "a div_2 b a<csub n b +_2 h" e "a toward csub f b x toward csup f y".

Ícone Aviso

Certifique-se de inserir todos os espaços entre os caracteres ao digitar esses exemplos na janela Comandos.