Operações de conjunto

Atribui diferentes conjuntos de operadores aos caracteres em sua fórmula no LibreOffice Math. Os operadores individuais são mostrados na seção inferior do painel Elementos. Acione o menu de contexto na janela Comandos para ver uma lista idêntica das funções individuais. Qualquer operador não encontrado no painel Elementos deve ser inserido diretamente na janela Comandos. Você pode também inserir diretamente outras partes da fórmula mesmo se já existirem símbolos para eles.

Para acessar este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Operações de conjuntos

Escolha Exibir → Elementos; e no painel Elementos, selecione Operadores de conjuntos da lista suspensa.


Depois de selecionar o item Definir Operações no painel Elementos, os ícones relevantes serão mostrados na parte inferior desse painel. Basta clicar em um símbolo para incorporar o operador na fórmula que está sendo editada na janela Comandos.

Veja abaixo informações detalhadas sobre as operações de conjuntos:

Ícone

pertence a

Use o ícone para inserir o operador de conjunto pertence a com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?> in <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

não pertence a

Use este ícone para inserir o operador de conjunto não pertence a com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?> notin <?> na janela Comandos.

Ícone

inclui

Use este ícone para inserir o operador de conjunto inclui com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?> owns <?> ou <?> ni <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

conjunto vazio

Use este ícone para inserir um conjunto vazio. Digite emptyset na janela Comandos para inserir um conjunto vazio em seu documento.

Ícone

Interseção

Use este ícone para inserir dois espaços reservados com o operador interseção de conjuntos. O mesmo ocorre quando você digita <?> intersection <?> na janela Comandos.

Ícone

União

Use este ícone para inserir o operador de conjunto união com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?> union <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Diferença

Use este ícone para inserir o operador de conjunto diferença. Você também pode digitar <?> setminus <?> ou <?> bslash <?> na janela Comandos.

Ícone

Conjunto quociente

Use este ícone para inserir uma barra para criar um conjunto quociente com dois espaços reservados. Digite <?>slash<?> na janela Comandos para obter o mesmo resultado.

Ícone

aleph

Utilize este ícone para inserir um número cardinal. Você pode obter o mesmo resultado digitando aleph na janela Comandos.

Ícone

Subconjunto

Use este ícone para inserir o operador de conjunto é um subconjunto de. Você também pode digitar <?>subset<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Subconjunto ou igual a

Use este ícone para inserir o operador de conjunto é um subconjunto ou igual a com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?>subseteq<?> na janela Comandos.

Ícone

Superconjunto

Use este ícone para inserir o operador de conjunto é um superconjunto de e dois espaços reservados. Você também pode digitar <?>supset<?> na janela Comandos.

Ícone

Superconjunto ou igual a

Use este ícone para inserir o operador de conjunto é um superconjunto de ou igual a com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?>supseteq<?> na janela Comandos.

Ícone

não subconjunto

Use este ícone para inserir o operador de conjunto não é subconjunto com dois espaços reservados. Outra opção é digitar <?>nsubset<?>.

Ícone

não subconjunto ou igual a

Use este ícone para inserir o operador de conjunto não é subconjunto ou igual a com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?>nsubseteq<?> na janela Comandos.

Ícone

não superconjunto

Use este ícone para inserir o operador de conjunto não é superconjunto com dois espaços reservados. Você também pode digitar <?>nsupset<?> na janela Comandos.

Ícone

não superconjunto ou igual a

Use este ícone para inserir o operador de conjunto não é superconjunto ou igual a com dois espaços reservados. Outra opção é digitar <?>nsupseteq<?> na janela Comandos.

Ícone

Conjunto de números naturais

Use este ícone para inserir um caractere para o conjunto de números naturais. Outra opção é digitar setn na janela Comandos.

Ícone

Conjunto de números inteiros

Use este ícone para inserir um caractere para o conjunto de números inteiros. Outra opção é digitar setz na janela Comandos.

Ícone

Conjunto de números racionais

Use este ícone para inserir um caractere para o conjunto de números racionais. Outra opção é digitar setq diretamente na janela Comandos.

Ícone

Conjunto de números reais

Use este ícone para inserir um caractere para o conjunto de números reais. Outra opção é digitar setr na janela Comandos.

Ícone

Conjunto de números complexos

Use este ícone para inserir um caractere para o conjunto de números complexos. Você também pode digitar setc na janela Comandos.

Ícone Aviso

Lembre-se de deixar espaços (intervalos) entre os valores e os comandos quando inseri-los manualmente na janela Comandos. Dessa forma, terá certeza de que a estrutura correta será obtida.