Formatar

Você pode escolher entre várias opções para formatar uma fórmula no LibreOffice Math. As opções de formatação são exibidas na parte inferior do painel Elementos de fórmula. Essas opções também estão listadas no menu de contexto da janela Comandos.

Para acessar este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Formatos

Escolha Exibir → Elementos; e no painel Elementos, selecione Formatos da lista suspensa.


A seguir uma lista completa de todas as opções de formatação disponíveis no LibreOffice Math. O ícone ao lado do nome da opção de formatação indica que ele pode ser acessado pelo painel Elementos (menu Exibir - Elementos) ou através do menu de contexto da janela Comandos.

Ícone Nota

A letra "a" se refere ao espaço reservado na fórmula que você gostaria de atribuir à respectiva formatação. Pode-se usar qualquer caractere em substituição.


Opções de formatação

Ícone

Sobrescrito à esquerda

Insere um sobrescrito à esquerda de um espaço reservado. Você também pode digitar <?>lsup{<?>} na janela Comandos.

Ícone

Sobrescrito acima

Insere um sobrescrito diretamente sobre um espaço reservado. Você também pode digitar <?>csup<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Sobrescrito à direita

Insere um sobrescrito à direita de um espaço reservado. Você também pode digitar <?>^{<?>} diretamente na janela Comandos ou usar rsup ou sup.

Ícone

Pilha vertical (2 elementos)

Insere uma pilha vertical (binomial) com dois espaços reservados. Você também pode digitar binom<?><?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Nova linha

Insere uma linha nova no documento. Você também pode digitar newline diretamente na janela Comandos.

Ícone

Subscrito à esquerda

Insere um subscrito à esquerda de um espaço reservado. Você também pode digitar <?>lsub{<?>} na janela Comandos.

Ícone

Subscrito embaixo

Insere um subscrito diretamente sob um espaço reservado. Você também pode digitar <?>csub<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Subscrito à direita

Insere subscrito à direita de um espaço reservado. Você também pode digitar <?>_{<?>} na janela Comandos e o traço de subscrito poderá ser substituído por rsub ou sub.

Ícone

Pilha vertical (3 elementos)

Insere uma pilha vertical com três espaços reservados. Você também pode digitar stack {<?>#<?>#<?>} na janela Comandos.

Ícone

Pequena lacuna

Insere um pequeno intervalo entre um espaço reservado e o próximo elemento. Você também pode digitar ` diretamente na janela Comandos. O comando deve aparecer à esquerda ou à direita de um símbolo, variável, número ou comando completo.

Ícone

Alinhar à esquerda

Este ícone atribui alinhamento à esquerda a "a" e insere um espaço reservado. Você pode digitar alignl<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Alinhar ao centro horizontal

Atribui alinhamento central horizontal a "a" e insere um espaço reservado. Você também pode digitar alignc<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Alinhar à direita

Insere o comando para alinhar à direita e um espaço reservado. Você também pode digitar alignr<?> na janela Comandos.

Ícone

Matriz

Este ícone insere uma matriz com quatro espaços reservados. Você também pode digitar matrix{<?>#<?>##<?>#<?>} diretamente na janela Comandos. A posição de um elemento neste diagrama é indicada por duas coordenadas. A primeira especifica o número da linha e a segunda, o número da coluna. Você pode expandir essa matriz em qualquer direção na janela Comandosadicionando caracteres.

Ícone

Lacuna

Este ícone insere uma lacuna ou espaço entre espaços reservados. Você também pode digitar ~ diretamente na janela Comandos. O comando deve aparecer à esquerda ou à direita de um símbolo, variável, número ou comando completo.

Para alinhar, os comandos alignl, alignc e alignr produzirão ótimos resultados se você estiver

Ao usar as instruções de alinhamento, note que

Para alinhar usando o comando "matrix"

matrix{

alignr sin^2 x + cos^2 x#{}={}#alignl 1 ##

alignr cos^2 x #{}={} #alignl 1 - sin^2 x

}

Alinhamento à esquerda

Se uma linha ou expressão começar com texto, ela será alinhada à esquerda por padrão. Você pode alterar isso com qualquer comando de alinhamento. Um exemplo é stack{a+b-c*d#alignr "texto"}, onde "texto" aparece alinhado à direita. Lembre-se de que "texto" deve ser sempre colocado entre aspas.

As fórmulas centralizadas padrão podem ser alinhadas à esquerda sem o uso do menu Formatar - Alinhamento. Para fazer isso, coloque uma cadeia de caracteres vazia, ou seja, as vírgulas invertidas no início e fim de qualquer texto "", antes da seção de fórmula que você deseja alinhar. Por exemplo, se você digitar "" a+b newline "" c+d, duas equações serão alinhadas à esquerda, e não centralizadas.

Ícone Aviso

Ao digitar informações na janela Comandos, observe que, em alguns formatos, é necessário inserir espaços para garantir a correta estrutura. Isso ocorre principalmente quando se insere valores (por exemplo, a lsup{3}) em vez de espaços reservados.


Clique em Parênteses e agrupamento para obter mais informações sobre formatação no LibreOffice Math.

Informações úteis sobre Índices e expoentes e Dimensionamento ajudam a organizar o documento da melhor maneira possível.