Atributos

Você pode escolher entre vários atributos para as fórmulas do LibreOffice Math. Alguns atributos são exibidos na parte inferior do painel Elementos. Esses atributos também estão listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os atributos que não estejam no painel Elementos ou no menu de contexto devem ser digitados manualmente na janela Comandos.

Para acessar este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Atributos

Escolha Exibir → Elementos; e no painel Elementos, selecione Atributos da lista suspensa.


A seguir uma lista completa de todos os atributos disponíveis no LibreOffice Math. O símbolo ao lado do atributo indica que ele pode ser acessado pelo painel Elementos (escolha Exibir - Elementos) ou através do menu de contexto da janela Comandos.

Ícone Nota

Na descrição das funções de atributos a seguir, a letra "a" no ícone corresponde ao espaço reservado que você gostaria de atribuir ao respectivo atributo, mas ela pode ser substituída por qualquer outro caractere de sua preferência.


Atributos de funções

Ícone

Acento agudo

Insere um espaço reservado com um acento agudo. Você também pode digitar acute <?> na janela Comandos.

Ícone

Acento grave

Insere um espaço reservado com um acento grave (grave). Você também pode digitar grave <?> na janela Comandos.

Ícone

Acento circunflexo invertido

Insere um espaço reservado com um circunflexo invertido ("marca de seleção") sobre ele. Você também pode digitar check <?> na janela Comandos.

Ícone

Breve

Insere um espaço reservado com um acento de breve. Você também pode digitar breve <?> na janela Comandos.

Ícone

Círculo

Insere um espaço reservado com um círculo sobre ele. Você também pode digitar circle <?> na janela Comandos.

Ícone

Seta vetorial

Insere um espaço reservado com uma seta de vetor. Você também pode digitar vec <?> na janela Comandos.

Ícone

Til

Insere um espaço reservado com um til. Você também pode digitar tilde <?> na janela Comandos.

Ícone

Acento circunflexo

Insere um espaço reservado com um circunflexo ("chapéu"). Você também pode digitar hat <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Sobrelinha

Insere uma linha ("traço") acima de um espaço reservado. Você também pode digitar bar <?> na janela Comandos.

Ícone

Ponto

Insere um espaço reservado com um ponto sobre ele. Você também pode digitar dot <?> na janela Comandos.

Ícone

Seta vetorial larga

Insere uma seta de vetor grande com um espaço reservado. Você também pode digitar widevec na janela Comandos.

Ícone

Til largo

Insere um til grande com um espaço reservado. Você também pode digitar widetilde diretamente na janela Comandos.

Ícone

Acento circunflexo largo

Insere um circunflexo grande ("chapéu") com um espaço reservado. Você também pode digitar widehat na janela Comandos.

Ícone

Dois pontos

Insere um espaço reservado com um trema sobre ele. Você também pode digitar ddot <?> na janela Comandos.

Ícone

Sobrelinha

Insere uma linha por cima do marcador de posição. Também pode escrever overline <?> na janela de Comandos. A linha é ajustada ao tamanho correto.

Ícone

Linha inferior

Insere uma linha abaixo de um espaço reservado. Você também pode digitar underline <?> na janela Comandos.

Ícone

Linha através (tachado)

Insere um espaço reservado com uma linha (ou tachado) sobre ele. Você também pode digitar overstrike <?> na janela Comandos.

Ícone

Três pontos

Insere três pontos sobre um espaço reservado. Você também pode digitar dddot <?> na janela Comandos.

Ícone

Transparente

Insere um espaço reservado para um caractere transparente. Esse caractere ocupa o espaço de "a" mas não o exibe. Você também pode digitar phantom <?> na janela Comandos.

Ícone

Negrito

Insere um espaço reservado com uma formatação em negrito. Você também pode digitar bold <?> na janela Comandos.

Ícone

Itálico

Insere um espaço reservado com formatação em itálico. Você também pode digitar ital <?> ou italic <?> na janela Comandos.

Ícone

Redimensionar

Insere um comando para modificar o tamanho da fonte com dois espaços reservados. O primeiro espaço reservado refere-se ao tamanho da fonte (por exemplo, 12) e o segundo contém o texto. Para obter a estrutura adequada, insira um espaço entre os valores. Você também pode digitar size <?> <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Alterar fonte

Insere um comando para alterar o tipo de fonte com dois espaços reservados. Substitua o primeiro espaço reservado pelo nome de uma das fontes personalizadas, Serif, Sans ou Fixed. Substitua o segundo espaço reservado pelo texto. Você também pode digitar font <?> <?> diretamente na janela Comandos.

Utilize o comando color para alterar a cor da fórmula. Digite color e o nome da cor (as disponíveis são white (branco), black (preto), cyan (ciano), magenta, red (vermelho), blue (azul), green (verde) e yellow (amarelo)). Em seguida, digite a fórmula e o caractere ou a cadeia de caracteres. A entrada color green size 20 a resulta em uma letra "a" verde com um tamanho de fonte igual a 20.

Os comandos nbold e nitalic removem as fontes padrão em negrito ou itálico de componentes de fórmula. Por exemplo, remova o itálico do x na fórmula 5 x + 3=28 digitando nitalic antes do x, como em 5 nitalic x + 3=28.

Ícone Nota

Os atributos "acute", "bar", "breve", "check", "circle", "dot", "ddot", "dddot", "grave", "hat", "tilde" e "vec" têm tamanho fixo. Sua largura ou seu comprimento não podem ser ajustados quando estão sobre um símbolo grande.


Para as alterações de tamanho, você pode usar size n, +n, -n, *n e /n , onde n é um espaço reservado. Esse método é útil quando o tamanho de base da fórmula está sujeito a alteração. Os comandos size +n e size -n alteram o tamanho do ponto; size *n e size /n alteram o tamanho por porcentagem. Por exemplo, o comando size *1.17 aumenta o tamanho de um caractere em exatamente 17%.

Ícone Aviso

Note que, em algumas entradas, é necessário inserir espaços para gerar uma estrutura correta. Isso se aplica principalmente quando você especifica atributos com valores fixos em vez de espaços reservados.


Para obter mais informações sobre formatação no LibreOfficeMath, consulte Parênteses e agrupamento.

Informações sobre atributos, índices e expoentes e dimensionamento podem ajudar você a estruturar os documentos de modo mais eficiente.