Sobre camadas

Camadas estão disponíveis no LibreOffice Draw e não estão no LibreOffice Impress. As camadas permitem que junte elementos em uma página que são relacionados. Pense nas camadas como áreas de trabalho individuais que você pode ocultar da visualização, ocultar da impressão ou bloquear.

As camadas não determinam a ordem de empilhamento de objetos na página, exceto na camada Controles, que está sempre na frente das outras camadas.

A ordem de empilhamento dos objetos na página é determinada pela sequência em que eles são adicionados. Você pode organizar a ordem de empilhamento com Modificar - Dispor.

As áreas de uma camada que não contêm objetos são transparentes.

O LibreOffice Draw contém três camadas padrão:

Não é possível excluir ou renomear as camadas padrão. Você pode adicionar suas próprias camadas com Inserir - Camada.

A camada Leiaute é a área de trabalho padrão. A camada Leiaute determina a localização do título, do texto e dos espaços reservados para objetos na página.

A camada Controles pode ser utilizada para botões aos quais foi atribuída uma ação, mas que não deveria ser impressa. Defina as propriedades da camada como não imprimíveis. Os objetos na camada Controles estão sempre na frente dos objetos das outras camadas.

A camada Linhas de cota é onde são desenhadas, por exemplo, as linhas de cotas (linhas com medidas). Alternando entre a exibição e a ocultação da camada, você ativa e desativa essas linhas.

Ícone Dica

Você pode bloquear uma camada para proteger seu conteúdo, ou ocultar uma camada e seu conteúdo da visualização ou impressão. Quando uma nova camada for adicionada a uma página, ela será adicionada a todas as páginas do documento. No entanto, quando um objeto for adicionado a uma camada, ele será adicionado apenas à página atual. Se desejar que o objeto apareça em todas as páginas, adicione o objeto ao slide mestre (Exibir - Slide mestre).