Controle remoto da apresentação de slides – Guia do usuário do Impress Remote

O controle remoto do LibreOffice Impress é uma aplicação de código aberto disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, que permite controlar as apresentações de slides do LibreOffice Impress através de um dispositivo móvel.

Ícone do Impress Remote

O Impress Remote exibe miniaturas dos slides na tela do dispositivo com todas as anotações correspondentes embaixo. Passe o dedo na tela do dispositivo para avançar ou voltar na sua apresentação. Você pode também exibir um mosaico dos slides para saltar diretamente até um determinado slide, para tornar sua apresentação mais dinâmica.

A conexão entre o computador que executa a apresentação do LibreOffice Impress e o dispositivo móvel é feita através do Bluetooth ou pela rede.

Recursos do Impress Remote

O Impress Remote é uma aplicação útil para controlar a apresentação a certa distância do computador, permitindo movimentar-se enquanto expõe.

Requisitos:

Computador:

Dispositivo móvel:

Baixar e instalar o Impress Remote no seu dispositivo móvel

Baixe o Impress Remote da loja Google Play ou Apple Store pesquisando por "Impress Remote" na caixa de pesquisa. Tenha certeza que os resultados da busca trazem o Impress Remote da The Document Foundation (TDF). Instale o Impress Remote no dispositivo móvel como qualquer outra aplicação para dispositivos móveis.

Configuração do Impress Remote

Com o Impress Remote ativado no dispositivo móvel e na página Computador, acesse a página de configurações tocando no canto superior direito da tela. As seguintes configurações estão disponíveis:

Conectar o computador ao dispositivo móvel

Ative o Bluetooth no dispositivo e no computador e emparelhe-os. Consulte os manuais de instruções do seu dispositivo e do sistema operacional do seu computador para saber como habilitar o Bluetooth, configurar um identificador Bluetooth e emparelhar dispositivos. Uma vez estabelecido o emparelhamento, o dispositivo móvel está pronto para controlar a apresentação.

Opcionalmente, você pode se conectar através de uma rede (incluindo Wi-Fi). Nesse caso, tanto o computador como o dispositivo devem estar conectados à mesma rede.

Ativando o controle remoto Impress do LibreOffice Impress

Para executar uma apresentação de slides Impress, você deve permitir que o Impress seja controlado pelo dispositivo móvel. Proceda da seguinte forma:

  1. Abra o LibreOffice Impress.

  2. Vá até Ferramentas – Opções – LibreOffice Impress – Geral. Você deve ver a tela descrita na imagem abaixo.

  3. Nas opções da apresentação, marque o checkbox Ativar controle remoto e clique em OK.

Feche o LibreOffice Impress e inicie novamente.

Página de opções gerais do Impress

Controlando a apresentação de slides:

Ícone Dica

Desative o protetor de tela e o bloqueio da tela do dispositivo móvel como indicado acima antes de executar uma apresentação de slides. Certifique-se de que o dispositivo móvel tenha bateria suficiente para a duração da apresentação com a tela ativada.


  1. Certifique-se de que o dispositivo e o computador já estejam emparelhados via Bluetooth ou conexão de rede.

  2. Abra a apresentação que deseja mostrar em LibreOffice Impress.

  3. Abra o aplicativo Controle remoto do Impress no dispositivo móvel e selecione o ID do Bluetooth no computador.

  4. Uma vez que tenha clicado no nome do computador, será carregada automaticamente a apresentação no Controle remoto do Impress, com a seção de notas.

  5. Mova o dedo para a esquerda ou para a direita na tela do celular para mudar os slides. As notas estão na parte inferior da tela do dispositivo.

  6. Também é possível ajustar o tempo de cada slide no aplicativo de celular.

  7. Os slides também podem ser alterados com as teclas de volume do dispositivo. Para ativar, abra as configurações e ative as ações das teclas de volume no Controle remoto do Impress.

Algumas capturas de tela do Controle remoto do Impress:

Controle remoto do Impress: miniatura inicial mostrada

Modo alternativo: todas as miniaturas de slides para direcionar seleção ou pular. O slide atual tem um cursor de seleção vermelho