Animar objetos em apresentações de slides

Você pode aplicar efeitos de animações predefinidos aos objetos de seu slide.

Para aplicar um efeito de animação a um objeto:

  1. Em um slide na exibição Normal, selecione o objeto que deseja animar.

  2. Escolha Formatar - Animação, para abrir o painel Animação personalizada na barra lateral. Clique no botão Adicionar (+), e selecione um efeito de animação.

  3. Na caixa de diálogo Animação personalizada, clique numa guia de página para escolher entre as categorias de efeitos. Clique num efeito, e então clique em OK.

Para visualizar a animação, clique no botão Reproduzir.

Ícone Nota

No painel de slides, o ícone aparece perto da visualização dos slides, indicando que há um ou mais objetos com animação personalizada. Ao passar a apresentação com a console do apresentador, o ícone indicará que o próximo slide possui animações personalizadas.


Para editar e aplicar um efeito de caminho de movimento:

Um objeto pode ser animado para mover-se por um caminho. Você pode usar caminhos predefinidos ou criar seu próprio caminho de movimento.

Ao selecionar "Curva", "Polígono", ou "Linha a mão livre", a caixa de diálogo se fecha e você pode traçar seu próprio caminho. Se o traçado terminar e não for cancelado, o caminho criado será removido do documento e inserido como efeito de caminho de movimento.

Editar caminhos de movimento

Se o painel de Animação personalizada estiver visível, os caminhos de movimento de todos os efeitos do slide atual são desenhados em sobreposição transparente. Todos os caminhos serão visíveis o tempo todo, portanto as animações com caminhos consecutivos podem ser acessados facilmente.

Um caminho de movimento pode ser selecionado ao clicar no caminho. Um caminho selecionado tem alças, pode ser deslocado e redimensionado como uma figura. Um clique duplo no caminho inicia o modo de edição de pontos. O modo de edição de pontos também pode ser iniciado com Editar - Pontos ou pressionando F8.

Para remover um efeito de animação de um objeto:

  1. Em um slide na exibição Normal, selecione o objeto do qual será removido o efeito.

  2. Escolha Apresentação de slides - Animação personalizada.

  3. Clique em Remover.