Modo

Modifica a forma, a orientação ou o preenchimento do(s) objeto(s) selecionado(s).

Ícone

Efeitos (somente no LibreOffice Draw)

Para abrir a barra de ferramentas Modo do LibreOffice Draw, clique na seta ao lado do ícone Efeitos na barra Desenho. No LibreOffice Impress, escolha Exibir - Barras de ferramentas - Modo.

Girar

Gira ou inclina em torno de um pivô o(s) objeto(s) 2D selecionado(s). Arraste a alça de canto do objeto na direção em que deseja girá-lo. Para inclinar um objeto, arraste a alça central na direção em que deseja incliná-lo.

Todo slide tem apenas um ponto pivô. Clique duas vezes em um objeto para mover o pivô para o centro do objeto. Você também pode arrastar o pivô para um novo local na tela e, em seguida, girar o objeto.

Ícone Nota

Se você selecionar um grupo que contenha um objeto 3D, somente o objeto 3D será girado. Não será possível inclinar um objeto 3D; por outro lado, você poderá girá-lo sobre os eixos X e Y, arrastando as alças centrais.


Ícone

Girar

Inverter

Inverte o(s) objeto(s) selecionado(s) em torno de uma eixo de simetria, que pode ser arrastada para qualquer lugar do slide. Arraste uma alça do(s) objeto(s) sobre o eixo de simetria para invertê-lo(s). Para alterar a orientação do eixo de simetria, arraste uma das extremidades para um novo local.

Ícone

Inverter

Em objeto de rotação 3D

Converte o(s) objeto(s) 2D selecionado(s) em um objeto 3D, girando o(s) objeto(s) em torno de um eixo de simetria.

Para alterar a forma do objeto convertido, arraste o eixo de simetria para um novo local. Para alterar a orientação da linha de simetria, arraste uma de suas extremidades. Clique no objeto para convertê-lo em 3D.

Ícone

Em objeto de rotação 3D

Definir em círculo (perspectiva)

Distorce o objeto selecionado envolvendo-o em torno de círculos imaginários e adicionando perspectiva. Arraste uma alça do objeto selecionado para distorcê-lo. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva de Bézier, você será solicitado a torná-lo uma curva para poder distorcê-lo.

Ícone

Definir em círculo (perspectiva)

Definir em círculo (inclinação)

Distorce o objeto selecionado envolvendo-o em torno de círculos imaginários. Arraste uma alça do objeto selecionado para distorcê-lo. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva de Bézier, você será solicitado torná-lo uma curva para poder distorcê-lo.

Ícone

Definir em círculo (inclinação)

Distorcer

Permite que você arraste as alças do objeto selecionado para alterar a sua forma. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva de Bézier, você será solicitado a torná-lo uma curva para poder distorcê-lo.

Ícone

Distorcer

Transparência

Aplica um gradiente de transparência ao objeto selecionado. A linha de transparência representa uma escala de cinzas, com a alça preta correspondente a 0% de transparência e a alça branca a 100% de transparência.

Arraste a alça branca para alterar a direção do gradiente de transparência. Arraste a alça preta para alterar o comprimento do gradiente. Você também poderá arrastar e soltar cores da Barra de cores sobre as alças a fim de alterar os seus valores de escala de cinza.

Ícone Nota

Para exibir a Barra de cores, escolha Exibir - Barra de ferramentas - Barra de cores.


Ícone

Transparência

Gradiente

Modifica o preenchimento de gradiente do objeto selecionado. Esse comando só estará disponível se você tiver aplicado um gradiente ao objeto selecionado em Formatar - Área. Arraste as alças da linha do gradiente para alterar a direção ou o comprimento do gradiente. Você também poderá arrastar e soltar cores da Barra de cores sobre as alças a fim de alterar as cores das extremidades do gradiente.

Ícone Nota

Para exibir a Barra de cores, escolha Exibir - Barra de ferramentas - Barra de cores.


Ícone

Gradiente