Fórmula

Define as opções de sintaxe e carregamento no LibreOffice Calc.

Para acessar este comando...

Abra um documento de planilha, escolha - LibreOffice Calc - Fórmula.


Opções de fórmula

Sintaxe da fórmula

Há três opções. Vejamos com um exemplo. Em um documento de planilha há duas planilhas, Planilha1 e Planilha2. Na célula A1 da Planilha1 há uma referência para a célula C4 da Planilha2.

Utilizar nomes das funções em inglês

Os nomes das funções do LibreOffice Calc podem ser traduzidos. Normalmente esta marcação está desativada, significando que os nomes traduzidos serão utilizados, Ao marcar esta caixa, os nomes das funções mudarão para o inglês. Esta mudança afetará as seguintes áreas: entrada e exibição de fórmulas, assistente de fórmulas, e dicas de fórmulas. Ao desmarcar esta caixa, os nomes das funções voltam aos nomes traduzidos.

Separadores

Esta opção permite configurar o separador nas expressões das fórmulas. Útil quando desejar separar os parâmetros das funções por vírgulas (,) em vez de ponto e vírgula (;).

Por exemplo, em vez de =SOMA(A1;B1;C1) pode-se digitar =SOMA(A1,B1,C1).

Da mesma forma, pode-se mudar os separadores de colunas e linhas em matrizes. Anteriormente, todas as matrizes utilizavam ponto e vírgulas (;) como separadores de colunas e a barra vertical (|) como separador de linhas, assim, uma expressão de matriz aparecia desta forma para uma matriz 5 x 2:

={1;2;3;4;5|6;7;8;9;10}

Mudando os separadores de colunas para vírgulas (,) e o separador de linhas para ponto e vírgula (;), a mesma expressão aparece dessa forma:

={1,2,3,4,5;6,7,8,9,10}

Configurações detalhas para cálculos

Configure aqui a sintaxe das fórmulas para parâmetros com referências apresentadas na forma de cadeia de caracteres. Isso afeta funções internas tal como a função INDIRETO, que usa referências na forma de cadeia de caracteres.

Recalcular ao carregar o arquivo

Recalcular as fórmulas pode tomar um tempo significativo ao carregar arquivos muito grandes.

Microsoft Excel 2007 ou mais recente:

O carregamento de planilhas muito grandes pode ser demorado. Se não precisar atualizar os dados imediatamente, pode-se adiar o cálculo das fórmulas. O LibreOffice permite adiar o cálculo das planilhas do Microsoft Excel 2007 (e mais recentes) para acelerar o carregamento dos arquivos.

Planilha ODF (não salva pelo LibreOffice):

As versões recentes do LibreOffice colocam os resultados das fórmulas da planilha no arquivo ODF. Este recurso ajuda o LibreOffice a recalcular mais rapidamente as planilhas ODF grandes salvas pelo LibreOffice.

Para planilhas salvas por outros programas, em que tais resultados de fórmulas podem não existir, o cálculo das fórmulas pode ser adiado para acelerar o carregamento dos arquivos, como no caso dos arquivos do Microsoft Excel 2007.

Para as entradas acima estão disponíveis as seguintes opções:

Ícone Dica

As planilhas salvas pelo LibreOffice apenas utilizarão as opções Nunca recalcular e Recalcular sempre.