Calcular

Define as configurações de cálculo para planilhas. Define o comportamento das planilhas com referências iterativas, as configurações de datas, o número de casas decimais e se a caixa do texto deve ser considerada em pesquisas nas planilhas.

Para acessar este comando...

Abra uma planilha e escolha - LibreOffice Calc - Calcular.


Referências iterativas

Nesta seção, você pode delimitar o número de ciclos de aproximação que são executados durante os cálculos interativos. Além disso, pode também especificar o grau de precisão da resposta.

Iterações

Especifica se fórmulas com referências iterativas (fórmulas que ficam se repetindo indefinidamente até que o problema seja resolvido) são calculadas após um número específico de repetições. Se a caixa Iterações não estiver marcada, uma referência iterativa na tabela causará uma mensagem de erro.

Exemplo: calcular o custo de um item sem o imposto sobre valor agregado.

  1. Digite o texto 'Preço de venda' na célula A5, o texto 'Líquido' na célula A6, e o texto 'Imposto sobre valor agregado' na célula A7.

  2. Agora digite o preço de venda (por exemplo, 100) na célula B5. O preço líquido deveria ser mostrado na célula B6 e o imposto sobre o valor agregado na célula B7.

  3. Você sabe que o imposto sobre o valor agregado é calculado como '15% do preço líquido' e que se chega ao preço líquido ao deduzir o imposto sobre o valor agregado do preço de venda. Digite a fórmula =B5-B7 em B6 para calcular o preço líquido e digite a fórmula =B6*0.15 em B7 para calcular o imposto sobre o valor agregado.

  4. Ative as iterações para calcular as fórmulas corretamente, do contrário será exibida na Barra de Status uma mensagem de erro 'Referência Circular'.

A

B

5

Preço de venda

100

6

Líquido

=B5-B7

7

Imposto

=B6*0,15


Etapas

Define o número máximo de etapas de iteração.

Alteração mínima

Especifica a diferença entre os resultados de duas etapas de iteração consecutivas. Se o resultado da iteração for menor que o valor de troca mínimo, a iteração terminará.

Data

Selecione a data de início para a conversão interna de dias para números.

30/12/1899 (padrão)

Define 30/12/1899 como dia zero.

01/01/1900 (StarCalc 1.0)

Define 1/1/1900 como dia zero. Utilize esta configuração para planilhas do StarCalc 1.0 que contenham entradas de data.

1/1/1904

Define 1/1/1904 como dia zero. Utilize esta configuração para planilhas que são importadas em um formato estrangeiro.

Distinguir entre maiúsculas e minúsculas

Especifica se, ao comparar o conteúdo de células, deve-se fazer distinção entre maiúsculas e minúsculas no texto.

Exemplo: digite o texto 'Teste' na célula A1 e o texto 'teste' na célula B1. Em seguida, digite a fórmula "=A1=B1" na célula C1. Se a caixa Distinção entre maiúsculas e minúsculas estiver marcada, será exibido FALSO na célula; caso contrário, será exibido VERDADEIRO.

Ícone Nota

A função de texto EXATO sempre leva em conta a distinção entre maiúsculas e minúsculas, independentemente da configuração nesta caixa de diálogo.


Ícone Aviso

Desativa a distinção entre maiúsculas e minúsculas para aquelas planilhas que necessitam ser interoperáveis com o Microsoft Excel.


Calcular com a precisão do número mostrado

Especifica se os cálculos devem ser efetuados usando valores arredondados exibidos na planilha. Os gráficos serão mostrados com os valores exibidos. Se a opção Calcular com a precisão do número mostrado não estiver marcada, os números exibidos serão arredondados, mas os cálculos também serão feitos internamente usando-se os números não arredondados.

Critérios de pesquisa = e <> devem corresponder às células inteiras

Especifica que os critérios de pesquisa definidos para as funções de banco de dados do Calc devem corresponder precisamente à célula inteira. Quando ambas as caixas Critérios de pesquisa = e <> devem ser aplicados a células inteiras e Ativar caracteres curinga em fórmulas estão marcadas, o LibreOffice Calc comporta-se exatamente como o Microsoft Excel ao pesquisar células nas funções do banco de dados.

* na seguinte posição:

Resultado da pesquisa:

win

Encontra win, mas não win95, os2win ou upwind

win*

Encontra win e win95, mas não os2win ou upwind

*win

Encontra win e os2win, mas não win95 ou upwind

win*

Encontra win, win95, os2win e upwind


Se a opção Critérios de pesquisa = e <> devem ser aplicados às células inteiras não estiver ativada, o padrão de pesquisa "win" se comportará como "*win*". O padrão de pesquisa pode estar em qualquer posição dentro da célula quando forem feitas pesquisas com as funções de banco de dados do Calc.

Ícone Aviso

Ativa a verificação por célula inteira para planilhas que precisam ser interoperáveis com o Microsoft Excel.


Permitir caracteres curinga em fórmulas

Especifica que os caracteres curinga estão ativados ao pesquisar e também para comparações entre cadeias de caracteres.

Ícone Aviso

Ative os caracteres curinga para planilhas que necessitam ser interoperáveis com o Microsoft Excel.


Permitir expressões regulares em fórmulas

Especifica que as expressões regulares no lugar de caracteres curinga simples estão ativados ao pesquisar e também para comparação entre cadeias de caracteres.

Ícone Aviso

Não ative as expressões regulares em planilhas que devem ser abertas no Microsoft Excel.


Não utilizar caracteres curinga nem expressões regulares em fórmulas

Especifica que somente as cadeias literais são suadas ao pesquisar, e também para comparações entre cadeias de caracteres.

Ícone Aviso

Não desative os caracteres curinga nas fórmulas para planilhas que precisam ser interoperáveis com o Microsoft Excel.


Localizar rótulos de colunas e linhas automaticamente

Especifica que você pode usar o texto em qualquer célula como um rótulo para a coluna abaixo do texto ou a linha à direita do texto. O texto deve consistir em pelo menos uma palavra e não conter quaisquer operadores.

Exemplo: a célula E5 contém o texto "Europa". Abaixo, na célula E6, está o valor 100 e, na célula E7, o valor 200. Se a caixa Localizar rótulos de colunas e linhas automaticamente estiver marcada, você poderá escrever a seguinte fórmula na célula A1: =SOMA(Europa).

Limita as decimais para o formato de número geral

Você pode especificar o número máximo de casas decimais mostradas por omissão com o formato numérico Geral. Se desativado, células com o formato numérico Geral mostram todas as casas decimais permitidas pela largura da coluna.

Casas decimais

Define o número de decimais a exibir para números com o formato Geral. Os números são exibidos com números arredondados, mas não são armazenados internamente como tal.