Compatibilidade

Especifica as definições de compatibilidade para documentos de texto. Essas opções ajudam no ajuste fino do LibreOffice ao importar documentos do Microsoft Word.

Para acessar este comando...

Abra um documento de texto e escolha - LibreOffice Writer - Compatibilidade


Ícone Nota

Algumas das configurações definidas aqui somente serão válidas para o documento atual e, portanto, devem ser definidas separadamente para cada documento.


Utilizar métrica da impressora para formatação de documento

Especifica que as métricas da impressora sejam aplicadas para impressão e também para a formatação da exibição na tela. Se esta caixa não estiver marcada, um leiaute independente de impressora será utilizado para exibição e impressão de tela.

Ícone Nota

Se você definir esta opção para o documento atual e, em seguida, salvá-lo, por exemplo, em um formato binário mais antigo, essa opção não será salva. Se, posteriormente, você abrir o arquivo no formato antigo, essa opção estará definida como padrão.


Adicionar espaço entre parágrafos e tabelas

No LibreOffice Writer, o espaçamento de parágrafos é definido de modo diferente que nos documentos do Microsoft Word. Se tiver definido o espaçamento entre dois parágrafos ou tabelas, o espaçamento também será adicionado aos documentos do Microsoft Word correspondentes.

Indica se um espaço de compatibilidade Microsoft Word deve ser adicionado entre parágrafos e tabelas nos documentos de texto no LibreOffice Writer.

Adicionar espaço aos parágrafos e tabelas no topo das páginas

Especifica se o espaçamento de parágrafo na parte superior de uma página também funciona no início de uma página ou de uma coluna caso o parágrafo esteja posicionado na primeira página do documento. O mesmo se aplica a uma quebra de página.

Ícone Nota

Ao importar um documento do Microsoft Word, os espaços serão adicionados automaticamente durante a conversão.


Utilizar formatação de tabulação do OpenOffice.org 1.1

Especifica como alinhar texto nas paradas de tabulação além da margem direita e como lidar com paradas de tabulação decimais e paradas de tabulação próximas a uma quebra de linha. Se esta caixa de seleção não estiver marcada, as paradas de tabulação serão tratadas da mesma maneira que em outros aplicativos do Office.

Em documentos de texto criados pela sua atual versão do Writer, a nova forma de tratar as paradas de tabulação será utilizada por padrão. Em documentos de texto criados em versões anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, a antiga forma de tratar as paradas de tabulação será aplicada.

Não adicionar espaço extra entre linhas de texto

Especifica que não deverá ser adicionado espaço extra entre as linhas, mesmo que a fonte em uso contenha o atributo de espaço extra.

Em documentos de texto criados por sua versão atual do Writer, o espaço extra será utilizado por padrão. Em documentos de texto criados por versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, o espaço extra não será utilizado.

Utilizar espaçamento de linhas do OpenOffice.org 1.1

Se esta opção estiver desativada, será aplicado um novo processo de formatação de linhas de texto com espaçamento proporcional entre as linhas; se estiver desativada, o método anterior de formatação de linhas de texto com espaçamento proporcional entre as linhas será aplicado.

Em documentos de texto criados pela sua versão atual do Writer e nos documentos do Microsoft Word de versão recente, o novo processo será utilizado. Em documentos de textos criados em versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 e OpenOffice.org 2.0, o processo anterior será utilizado.

Adicionar espaçamento de parágrafos e tabelas à parte inferior das células da tabela

Especifica que o espaçamento inferior é adicionado a um parágrafo, mesmo quando ele é o último parágrafo em uma célula da tabela.

Se a opção estiver desativada, as células da tabela serão formatadas como nas versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0. Se a opção estiver ativada, será aplicado um método alternativo para formatar células da tabela. A opção é padrão para novos documentos criados com o LibreOffice e para documentos importados do formato Microsoft Word.

Utilizar posicionamento de objetos do OpenOffice.org 1.1

Especifica como calcular a posição dos objetos flutuantes ancorados em um caractere ou em um parágrafo em relação à parte superior ou inferior do espaçamento de parágrafos.

Se a opção estiver ativada, os objetos flutuantes serão posicionados como nas versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0. Se estiver desativada, os objetos flutuantes serão posicionados usando um método alternativo semelhante ao utilizado pelo Microsoft Word.

A opção estará definida como desativada para os novos documentos. Para os documentos do Writer criados por uma versão anterior ao OpenOffice.org 2.0, a opção estará ativada.

Utilizar disposição de texto em redor dos objetos ao estilo do OpenOffice.org 1.1

Microsoft Word e Writer têm diferentes abordagens na quebra de texto em volta de objetos de tela flutuante. Objeto de tela flutuante são quadros e objetos de desenho do Writer e os objetos 'caixa de texto', 'gráfico', 'quadro', 'figura' etc. no Microsoft Word.

No Microsoft Word e nas versões atuais do Writer, o conteúdo do cabeçalho/rodapé da página e o conteúdo de nota de rodapé/nota de fim não são quebrados em volta de objetos de tela flutuantes. O conteúdo do corpo de texto será quebrado em volta de objetos flutuantes da tela que estejam ancorados no cabeçalho da página.

Nas versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, o contrário era verdadeiro.

Se essa opção estiver desativada, que é a opção padrão, a nova quebra de texto será aplicada. Se estiver ativada, a quebra de texto anterior será aplicada.

Considerar o estilo de disposição do texto ao posicionar objetos

Especifica como deve funcionar o processo complexo de posicionamento de objetos flutuantes ancorados em um caractere ou em um parágrafo. Nas versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, utilizou-se um processo iterativo. Já nas versões atuais utilizou-se um processo direto similar ao do Microsoft Word.

Se a opção estiver desativada, o antigo processo iterativo de posicionamento de objetos do LibreOffice será utilizado. Se estiver ativada, será utilizado o novo processo direto, para assegurar compatibilidade com documentos do Microsoft Word.

Expande os espaços entre palavras em linhas com quebras manuais em parágrafos justificados

Quando ativada, o Writer adiciona espaços entre palavras nas linhas que terminam com Shift+Enter em parágrafos justificados. Quando desativada, o espaço entre palavras não será aumentado para justificar as linhas.

Esta configuração é ativada por padrão para documentos de texto .odt. Será salva e carregada com o documento .odt. Essa configuração não pode ser salva nos documentos de texto .sxw antigos, portanto essa configuração está desativada para documentos de textos .sxw.

Tolerar linhas em branco nos planos de fundo de páginas PDF para compatibilidade com documentos antigos

Utiliza a ordem de desenho de objetos do LibreOffice 4.3 e tolera linhas brancas que podem surgir em planos de fundo do PDF criados por documentos legados.

Utilizar como padrão

Clique para usar as definições atuais desta página como padrão para novas sessões com o LibreOffice.

Os padrões de fábrica são definidos da seguinte maneira: as opções a seguir ficam ativadas e todas as demais ficam desativadas:

  1. Adicionar espaço entre parágrafos e tabelas

  2. Adicionar espaço aos parágrafos e tabelas no topo das páginas

  3. Adicionar espaçamento de parágrafos e tabelas à parte inferior das células da tabela

  4. Expande os espaços entre palavras em linhas com quebras manuais em parágrafos justificados