Selecionar uma nova cor

O LibreOffice permite definir cores personalizadas utilizando um gradiente numérico e/ou um gráfico bidimensional da caixa de diálogo Escolha uma cor..

Para acessar este comando...

Escolha Formatar - Área - Área, pressione o botão Cor e clique no botão Colher uma cor.

Ícone

Pressione o botão Caixa de diálogo de cores na aba Iluminação da caixa de diálogo Efeitos 3D.


Janela Escolher uma cor

A caixa de diálogo Escolher uma cor consiste de 4 áreas principais.

Clique na grande área colorida à esquerda para selecionar uma nova cor. Ao utilizar este seletor você pode modificar dois componentes da cor como representado nos modelos de cor RGB e HSB. Note que são os dois componentes não selecionados com os botões de rádio à direita da caixa de diálogo.

Na parte direita da barra inferior, a cor original da aba Cores.

Na parte esquerda da barra inferior, o resultado de sua escolha.

Ícone Nota

O LibreOffice utiliza somente o modelo de cores RGB para imprimir em cores. Os controles CMYK são fornecidos somente para facilitar a entrada dos valores de cores usando a notação CMYK.


RGB

Vermelho

Define o componente vermelho modificável pela barra vertical, e o os componentes verde e azul do seletor de cor bidimensional. Valores permitidos vão de 0 a 255.

Verde

Define o componente verde modificável pela barra vertical, e o os componentes vermelho e azul do seletor de cor bidimensional. Valores permitidos vão de 0 a 255.

Azul

Define o componente azul modificável pela barra vertical, e o os componentes verde e vermelho do seletor de cor bidimensional. Valores permitidos vão de 0 a 255.

N.º hex.

Exibe e define o valor da cor no modelos de cor RGB expresso com um número hexadecimal.

HSB

Matiz

Define o componente matiz modificável pela barra vertical, e os componentes saturação e brilho do seletor de cor bidimensional. Os valores são expressos em graus e vão de 0 a 359.

Saturação

Define o componente saturação modificável pela barra vertical, e os componentes matiz e brilho do seletor de cor bidimensional. Os valores são expressos em porcentagem (0 a 100).

Brilho

Define o componente de brilho modificável pela barra vertical, e os componentes matiz e saturação do seletor de cor bidimensional. Os valores são expressos em porcentagem (0 a 100).

CMYK

Ciano

Define o valor do ciano expresso no modelo de cor CMYK.

Magenta

Define o valor do magenta expresso no modelo de cor CMYK.

Amarelo

Define o valor do amarelo expresso no modelo de cor CMYK.

Preto

Define o valor do preto ou "key" expresso no modelo de cor CMYK.