Recursos para redação

Especifica as propriedades da verificação ortográfica, do dicionário de sinônimos e do recurso de hifenização.

Para acessar este comando...

Escolha - Configuração de idioma - Recursos para redação.


Ícone Aviso

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Módulos de idiomas disponíveis

Contém os módulos de idiomas instalados.

Um módulo de idioma pode conter um, dois ou três submódulos: verificação ortográfica, hifenização e dicionário de sinônimos. Cada submódulo pode estar disponível em um ou mais idiomas. Se você clicar na frente do nome do módulo, ativará todos os submódulos disponíveis simultaneamente. Se você remover a marca de seleção, desativará todos os submódulos disponíveis simultaneamente. Para ativar ou desativar submódulos individuais, clique no botão Editar para abrir a caixa de diálogo Editar módulos.

Ícone Nota

A configuração permite dois diretórios diferentes: uma pasta onde o usuário tem permissão de gravação, e outra sem permissão de gravação. O usuário só pode editar e excluir os dicionários que estão localizados no caminho com permissão de gravação. Outros dicionários podem ser somente-leitura.


Editar

Para editar um módulo de linguística, selecione-o e clique em Editar. Será apresentada a caixa de diálogo Editar módulos.

Dicionários definidos pelo usuário

Lista os dicionários de usuário disponíveis. Marque os que você deseja utilizar para verificação ortográfica e hifenização.

Novo

Abre a caixa de diálogo Novo dicionário, para nomear um novo dicionário personalizado ou dicionário de exceções e especificar o idioma.

Novo dicionário

Na seção Dicionário, você pode atribuir um nome a um novo dicionário definido pelo usuário ou a um dicionário de exceções e especificar o idioma.

Nome

Especifica o nome do novo dicionário personalizado. A extensão de arquivo "*.DIC" será automaticamente anexada.

Idioma

Ao selecionar determinado idioma, você pode limitar a utilização do dicionário personalizado. Ao selecionar Todos o dicionário personalizado será usado independentemente do idioma atual.

Exceções (-)

Especifica as palavras a evitar em seus documentos. Desta maneira, você pode criar um dicionário personalizado com todas as palavras a serem evitadas. Se o dicionário de exceções for ativado, você será avisado das palavras a evitar durante a verificação ortográfica.

Editar

Abre a caixa de diálogo Editar dicionário personalizado, para adicionar seu dicionário personalizado ou editar as entradas existentes.

Na caixa de diálogo Editar dicionário personalizado, há a opção de inserir novos termos ou editar entradas existentes. Se editar um dicionário de exceções, a caixa de diálogo terá o recurso adicional de definir uma exceção para uma palavra e, durante a verificação ortográfica, essa exceção será listada como uma sugestão.

Quando um dicionário for editado, será feita uma verificação no status do arquivo. Se o arquivo estiver protegido contra gravação, ele não poderá ser alterado e os botões Novo e Excluir aparecerão desativados.

Livro

Especifica o livro a editar.

A entrada IgnoreAllList (All) inclui todas as palavras que foram marcadas com Ignorar durante a verificação ortográfica. Essa lista é válida somente para a verificação ortográfica atual.

Ícone Nota

Não é possível selecionar nem excluir a entrada da IgnoreAllList. Somente as palavras incluídas como conteúdo podem ser apagadas, o que acontece automaticamente toda vez em que o LibreOffice é fechado.


Idioma

Atribui um novo idioma ao dicionário personalizado.

Palavra

Você pode digitar uma nova palavra a ser incluída no dicionário. Na lista abaixo, verá o conteúdo do dicionário personalizado atual. Se selecionar uma palavra dessa lista, ela será exibida no campo do texto. Se digitar uma palavra com um caractere = no fim, como por exemplo "Autocompletar=", a palavra nunca será hifenizada automaticamente e não será oferecida uma sugestão de hifenização. Digitando "Auto=completar" resulta na palavra sendo hifenizada, ou uma hifenização será sugerida, onde estiver o sinal =.

Pode utilizar o bloco [] em vez do sinal = para especificar mudanças de caracteres antes de uma quebra de hifenização. As alterações possíveis são: (1) caracteres extra, por exemplo tug[g]gumi origina a correta hifenização “tugg- gummi” da palavra sueca “tuggummi”. (2) A remoção de caracteres especificada por um dígito, por exemplo paral·[1]lel origina a correta hifenização “paral- lel” da palavra catalã “paral·lel”, removendo um caractere antes da quebra. (3) A utilização de ambas as hipóteses anteriores, por exemplo cafee[2é]tje origina a correta hifenização “café- tje” da palavra holandesa “cafeetje”, removendo dois caracteres antes da quebra e adicionado um extra.

Substituir por ou Modelo gramatical

Este campo de entrada só está disponível se você estiver editando um dicionário de exceção ou um dicionário personalizado dependente do idioma. Nos dicionários de exceção, o campo mostra a sugestão alternativa para a palavra atual na caixa de texto "Palavra". Nos dicionários personalizados dependentes do idioma, o campo contém uma palavra raiz conhecida, como um modelo de afixação da nova palavra ou seu uso em palavras compostas. Por exemplo, em um dicionário personalizado alemão, a nova palavra "Litschi" (lichia) com a palavra modelo "Gummi" (borracha) resultará no reconhecimento de "Litschis" (lichias), "Litschibaum" (lichia), "Litschifrucht" (fruta de lichia), etc.

Novo

Adiciona a palavra no campo de texto Palavra ao seu dicionário personalizado atual. A palavra no campo Sugestão também é adicionada quando estiver trabalhando com o dicionário de exceções.

Opções

Define as opções para a verificação ortográfica e a hifenização.

Editar

Se desejar alterar o valor, selecione a entrada e clique em Editar. Aparecerá uma caixa de diálogo para inserir um novo valor.

Verificar palavras maiúsculas

Especifica que a capitalização seja verificada durante a verificação ortográfica.

Verificar palavras com números.

Especifica que sejam verificadas as palavras que contêm números e letras.

Verificar em regiões especiais

Especifica que regiões especiais, tais como desenhos de texto, serão verificados durante a verificação ortográfica.

Verificar ortografia ao digitar

Verifica automaticamente a ortografia à medida que você digita e, então, sublinha os erros.

Erros de digitação são realçados no documento com uma linha vermelha. Se você posicionar o cursor sobre uma palavra marcada desta forma você pode abrir o menu de contexto para ver uma lista de correções. Selecione a correção para substituir a palavra. Se você cometer o mesmo erro novamente enquanto estiver editando o documento, a palavra será marcada como errada novamente.

Para inserir o par de palavras na tabela de substituição da Autocorreção, abra o menu de contexto da Autocorreção e escolha Autocorreção. No submenu, escolha a opção desejada. A palavra será substituída e, ao mesmo tempo, o par de palavras será inserido na tabela de substituição.

Número mínimo de caracteres para hifenização

Especifica o número mínimo de caracteres necessários para a hifenização automática ser aplicada.

Caracteres antes da quebra de linha

Define o número mínimo de caracteres da palavra a ser hifenizada que deverá permanecer no fim da linha.

Caracteres após a quebra de linha

Especifica o número mínimo de caracteres de uma palavra hifenizada que devem ir para a próxima linha.

Hifenizar sem perguntar

Especifica que nunca será perguntado se você deseja aplicar uma hifenização manual. Se esse campo não estiver marcado, aparecerá uma caixa de diálogo para que você insira hifens quando uma palavra não for reconhecida.

Hifenizar em regiões especiais

Especifica que a hifenização também seja executada em notas de rodapé, cabeçalhos e rodapés.

Ícone Aviso

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.