Geral

Na seção Geral, você pode selecionar configurações padrão para salvar documentos, bem como selecionar formatos de arquivo padrão.

Para acessar este comando...

Selecione - Carregar/Salvar - Geral.


Ícone Aviso

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Carregar

Carrega as configurações específicas do usuário com o documento

Carrega as configurações específicas do usuário salvas num documento com o documento.

Se a opção carregar configurações específicas ao usuário com o documento não estiver selecionada, as seguintes configurações especificas do usuário ainda serão aplicadas:

As seguintes configurações são sempre carregadas junto com um documento, mesmo que esta opção não esteja marcada:

Carregar as configurações da impressora no documento

Quando ativado, as configurações da impressora serão carregadas no documento. Isto pode fazer com que o documento seja impresso numa impressora distante, caso você não altere as configurações manualmente na caixa de diálogo Imprimir. Quando desativado, sua impressora padrão será utilizada para imprimir este documento. As configurações da impressora atual serão armazenadas no documento independente desta opção estar ou não marcada.

Salvar

Salvar documentos automaticamente

Editar as propriedades antes de salvar

Especifica que a caixa de diálogo Propriedades será exibida toda vez que você selecionar o comando Salvar como.

Criar sempre uma cópia de segurança

Realiza a cópia de segurança da versão anterior de um documento sempre que você salva este documento. Toda vez que o LibreOffice cria uma cópia de segurança, a cópia anterior é substituída. Esta cópia é salva com a extensão .BAK.

Para alterar o local da cópia de salvaguarda, escolha → LibreOffice → Caminhos, e então insira o novo caminho para os arquivos de salvaguarda.

Salvar informações de autorrecuperação a cada

Especifica que, em caso de falha, o LibreOffice deverá salvar as informações necessárias para restaurar todos os documentos abertos. Você pode especificar o intervalo de tempo de salvamento.

Minutos

Especifica o intervalo de tempo em minutos da opção de recuperação automática.

Salva o arquivo automaticamente também

Especifica que o LibreOffice salva todos os documentos abertos quando salvar as informações de recuperação automática. Utiliza o mesmo intervalo de tempo da autorrecuperação.

Salvar URLs relativos ao sistema de arquivos

Esta opção permite selecionar o padrão para endereçamento relativo de URLs no sistema de arquivos e na Internet. O endereçamento relativo somente será possível se o documento de origem e o documento ao qual se faz referência estiverem no mesmo diretório.

Um endereço relativo sempre inicia com o diretório no qual o documento atual está localizado. Em contraste, o endereçamento absoluto sempre inicia a partir de um diretório raiz. A seguinte tabela demonstra a diferença de sintaxe entre referências relativas e absolutas:

Exemplos

Sistema de arquivos

Internet

relativo

../images/img.jpg

../images/img.jpg

absoluto

file:///c|/work/images/img.jpg

http://myserver.com/work/images/img.jpg


Ícone Aviso

A dica de Ajuda sempre exibe um caminho absoluto. Contudo, se um documento for salvo no formato HTML, o LibreOffice irá inserir um caminho relativo, se a caixa de seleção apropriada estiver marcada.


Marque esta caixa para salvar URLs relativo ao sistema de arquivos.

Salvar URLs relativas à Internet

Marque esta caixa para salvar URLs relativo à Internet.

Formato padrão de arquivo e configurações ODF

Versão do formato ODF

O OpenOffice.org 3 e o StarOffice 9 introduzem novos recursos que só podem salvos utilizando o formato Documento Aberto (ODF) versão 1.2. As versões anteriores do OpenOffice.org 2 e do StarOffice 8 suportam o formato de arquivo ODF 1.0/1.1. Estes formatos de arquivos antigos não podem armazenar todos os novos recursos do novo software.

As atuais versões do LibreOffice podem abrir documentos nos formatos ODF 1.0, 1.1 e 1.2.

Ao salvar um documento, selecione se deseja salvar o documento no formato ODF 1.2, ODF 1.2 (Estendido) ou no formato antigo ODF 1.0/1.1.

Ícone Nota

Atualmente, o formato ODF 1.2 (Estendido) permite aos arquivos do Draw e do Impress de conterem anotações. Estas anotações podem ser inseridas pelo comando Inserir - Anotação na última versão do software. As anotações serão perdidas ao carregar os arquivos em versões anteriores do software, quando os arquivos foram salvos pela última versão.


Algumas empresas ou organizações poder exigir os documentos ODF no formato ODF 1.0/1.1. Você pode selecionar este formato para salvar na caixa de listagem. Este formato mais antigo não pode armazenar todos os novos recursos, assim, recomenda-se o novo formato ODF 1.2 (Estendido) sempre que possível.

O modo do formato ODF 1.2 Estendido (compatibilidade) é um modo de ODF 1.2 mais compatível com as versões anteriores. Utiliza recursos que são obsoletos no ODF 1.2 e é compatível com os 'defeitos' dos formatos usados nas versões antigas do OpenOffice.org. Pode ser útil para intercambiar documentos ODF entre usuários que utilizam editores antigos da época anterior ao ODF 1.2 ou ODF1.2

Avisar quando não salvar em formato ODF ou padrão

Você pode escolher obter uma mensagem de aviso quando salvar um documento em um formato que não seja OpenDocument ou que você não tenha definido como formato padrão em Carregar/Salvar - Geral na caixa de diálogo das Opções.

Você pode escolher o formato de arquivo que será aplicado como padrão ao salvar diversos tipos de documentos. Se você sempre troca documentos com outras pessoas que utilizam o Microsoft Office, por exemplo, pode especificar aqui que o LibreOffice utilize somente os formatos de arquivo do Microsoft Office como um padrão.

Tipo de documento

Especifica o tipo de documento para o qual você deseja definir o formato de arquivo padrão.

Sempre salvar como

Especifica que os documentos do tipo selecionado à esquerda sempre serão salvos como este tipo de arquivo. Você pode selecionar outro tipo de arquivo para o documento atual na caixa de diálogo Salvar como.

Ícone Aviso

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.