Opções

Este comando abre uma caixa de diálogo para configuração personalizada do programa.

Todas as suas configurações são salvas automaticamente. Para expandir uma entrada, clique duas vezes nela ou clique no sinal de mais. Para recolher a entrada, clique no sinal de menos ou clique duas vezes nela.

Ícone Nota

Você verá somente as entradas que se aplicam ao documento atual. Se for um documento de texto, você verá a entrada do LibreOffice Writer, e assim por diante para todos os módulos do LibreOffice. LibreOffice Impress e LibreOffice Draw são tratados da mesma maneira nessa caixa de diálogo, e as entradas em comum estão sempre visíveis.


Para acessar este comando...

Selecione.

Ícone Nota

Nota para usuários do macOS: A ajuda menciona o caminho Ferramentas - Opções em vários lugares. Substitua este caminho por LibreOffice - Preferências em seu menu principal do macOS. Ambas as entradas de menu abrem a caixa de diálogo das Opções.



Botões da caixa de diálogo de Opções

OK

Salva as alterações na página e fecha a caixa de diálogo de Opções.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo Opções e descarta todas as alterações feitas.

Redefinir

Redefine as alterações feitas na aba ativa para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

Ícone Aviso

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Ajuda

Abre o conteúdo da ajuda da página de Opções exibida.

LibreOffice

Utilize esta caixa de diálogo para criar configurações gerais para trabalhar com o LibreOffice. As informações cobrem tópicos como dados do usuário, salvar, imprimir, caminhos para importar arquivos e diretórios e padrões de cores.

Carregar/Salvar

Especifica as configurações para carregar e salvar.

Configurações de idioma

Define as propriedades de idiomas adicionais.

LibreOffice Writer

Estas configurações determinam o modo como os documentos de texto criados no LibreOffice são tratados. Também é possível definir configurações para o documento de texto atual.

LibreOffice Writer/Web

Define as configurações básicas para documentos do LibreOffice no formato HTML.

LibreOffice Calc

Define várias configurações para as planilhas, o conteúdo a ser exibido e a direção do cursor após uma entrada de uma célula. Você também pode definir listas de ordenação e determinar o número de casas decimais e as configurações para alterações de gravação e de realce.

LibreOffice Impress

Define várias configurações para documentos de apresentação recém-criados, como o conteúdo a ser exibido, a unidade de medida utilizada, se e como o alinhamento de grade será realizado.

LibreOffice Draw

Define as configurações globais para documentos de desenho, inclusive para o conteúdo a ser exibido, a escala a ser usada, o alinhamento de grade e o conteúdo a ser impresso por padrão.

LibreOffice Math

Define o formato e as opções de impressão para todos os novos documentos de fórmula. Estas opções se aplicam quando se deseja imprimir uma fórmula diretamente do LibreOffice Math.

LibreOffice Banco de dados

Define as configurações gerais das fontes de dados no LibreOffice.

Gráficos

Define as configurações gerais dos gráficos.

Internet

Especifica as configurações de internet.