Alterar modelos padrão

Quando você abre um novo documento usando Arquivo - Novo, aparece um documento em branco baseado em um modelo do LibreOffice. Você pode editar, modificar ou substituir esse modelo para que o novo documento contenha estilos personalizados ou outro conteúdo.

Modificar modelos padrão

Ícone Nota

Você pode definir um modelo de documento para cada módulo do LibreOffice. Veja a seguir como proceder para documentos de texto.


  1. Salve o documento escolhendo Arquivo - Modelos - Salvar como modelo e salvando-o na categoria Meus modelos.

  2. Escolha Arquivo - Novo - Modelos.

  3. Faça um clique duplo em Meus modelos na lista. Você verá os modelos definidos pelo usuário no diretório do usuário especificado em → LibreOffice → Caminhos. Selecione o modelo recém salvo.

  4. Escolha Definir como padrão. Da próxima vez em que abrir um novo documento de texto, este será baseado no novo modelo padrão.

Utilizar modelos personalizados

Os modelos personalizados podem facilitar seu trabalho de várias maneiras.

Modelos na pasta de modelos

Você pode salvar um novo modelo com Arquivo - Modelo - Salvar como modelo ou selecionando o tipo de arquivo "Modelo" em qualquer caixa de diálogo Salvar. Salve o modelo no diretório do usuário especificado em - LibreOffice - Caminhos para que seja possível acessar o modelo a partir da caixa de diálogo Arquivo - Novo - Modelos.

Para editar um modelo, escolha Arquivo - Novo - Modelo, selecione o modelo e clique no botão Editar.

Modelos